A diocese de Balsas (MA) participa ativamente do crescimento da região sul do Maranhão com projetos sociais. Os bispos que passaram pela diocese trabalharam para somar no desenvolvimento das cidades que compõem a diocese. Destaque para alguns projetos e instituições localizados em Balsas, Fortaleza dos Nogueiras e São Raimundo das Mangabeiras.
O Projeto Vida Feliz, é um deles. Está localizado na cidade de São Raimundo das Mangabeiras, pequena cidade com 17 mil habitantes, 95 km da sede da cúria da diocese de Balsas. Tem como coordenador Geral, o padre Gian Franco, responsável pela Paróquia Bom Jesus da Lapa, na cidade de Sambaíba.
O projeto foi fundado em 2003, tendo como objetivo atender crianças carentes, ajudando na formação de cidadãos livres, críticos e conscientes, capazes de transformar a realidade social em que vivem.
Atualmente o projeto atende 110 crianças de 7 a 16 anos, oferecendo diversas atividades, como aulas de capoeira, esportes, reforço escolar, bordado, crochê, reciclagem, trabalho em gesso, pinturas, religiosidade e outras atividades que ajudam na formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.
Atualmente o projeto é acompanhado por dois presbíteros, padre João Franco e padre Áires. No acompanhamento do projeto, existem 13 educadores, dentre elas 10 contratados e três voluntários. Segundo os coordenadores, o projeto tem como perspectivas futuras a auto-sustentação através de parcerias.
Já o projeto Vida Nova, está localizado na cidade de Fortaleza dos Nogueiras, cidade do sul do Maranhão, que faz parte da diocese de Balsas, e conta com pouco mais de 10 mil habitantes. O projeto Vida Nova foi fundado em 1999 pelas irmãs Franciscanas do Verbo Encarnado e por algumas lideranças da comunidade. Atualmente tem como coordenadoras as Irmãs Claudete Carvalho e Antonia Leôncio.
Nesse ano o projeto conta com 440 crianças carentes com faixa etária de 1 a 12 anos. São 59 pessoas envolvidas diretamente no projeto, dentre elas, 28 são contratadas, 54 voluntários e três cedidas pela Prefeitura Municipal.
A instituição funciona em dois turnos e trabalha com terapia ocupacional e formação para pais e educadores.
As principais atividades realizadas no projeto Vida Nova são os reforços escolares, alimentação, esporte e lazer, integração, formação religiosa, educação para a cidadania e horticultura.