Diocese de Bom Jesus de Gurguéia celebra os 50 anos de sacerdócio de dom Ramón Carrozas

O bispo diocesano de Bom Jesus de Gurguéia (PI), dom Ramón López Carrozas, presidiu no sábado, dia 24, a Santa Missa em Ação de Graças pelos seus 50 anos de sacerdócio. Participaram da celebração vários bispos do Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí) e todo clero diocesano, seminaristas, autoridades e comunidade católica da região.

A missa do Jubileu foi transmitida ao vivo pelas rádios Cultura FM de São Raimundo Nonato, Cultura FM de Picos e Cristo Rei de Oeiras. A família de dom Ramón pôde acompanhar a celebração através da internet, no site das rádios.

Durante a homilia, dom Ramón sobre a convivência em colaboração com o próximo, narrou algumas experiências marcantes ao logo dos anos como padre no estado do Rio de Janeiro e como bispo no Piauí, agradeceu aos seus genitores e professores que o educaram para a vida, e aos fiéis que trabalham em benefício de cada paróquia.

Dom Ramón é natural da cidade Sarria-Lugo, na Espanha. Nasceu no dia 31 de agosto de 1937, estudou Filosofia no Mosteiro de Poyo, Pontedreva/ Espanha. Estudou Teologia na Universidade de Salamanca/Espanha, onde também se especializou em Licenciatura em Teologia Dogmática (1961). Ordenou-se padre no dia 10 de abril de 1960.

Antes do episcopado foi Reitor do Seminário Menor durante sete anos, professor de Psicologia na escola Normal e Seminários, e pároco no Rio de Janeiro durante sete anos. Ordenou-se bispo no dia 27 de maio de 1979, atuou como bispo auxiliar de Bom Jesus do Gurguéia até o ano de 1989.

O bispo de Parnaíba (PI), dom Alfredo Schaffler fez uso da palavra, e em nome de todos os bispos presentes, parabenizou dom Ramón por toda sua história e conquistas adquiridas ao longo desses anos. O prefeito da cidade de Bom Jesus, Alcino Piauilino, agradeceu pelo trabalho realizado à frente da diocese.

Tags: