Diocese de Cruzeiro do Sul na Missão Continental

Em agosto de 2008 a diocese de Cruzeiro do Sul (AC), em sua Assembleia Geral de Pastoral lançou um plano ousado de evangelização dentro do espírito de “Aparecida”. Em suas paróquias e comunidades pipocaram diversos grupos de estudo do documento. O resultado não podia ser outro, elegemos duas prioridades fundamentais para o nosso plano de pastoral: a realização das Santas Missões Populares e a Formação Permanente.

Dentro dessa realidade e imbuídos do espírito missionário resolvemos avançar mais. E nada melhor que procurar inserir toda a diocese na proposta concreta da Missão Continental. Como fruto desse desejo de conhecer mais essa proposta missionária, tivemos um envolvente encontro, 8 a 10 de julho, com os principais representantes da Dimensão Missionária da diocese. O encontro foi importantíssimo porque nos ajudou a estabelecer metas de ação para o futuro, se inspirando sempre nas expressões de Jesus, missionário do Pai.

Algo que ficou bem visível é a consciência viva que todos somos missionários e que dentro de nossa complexa realidade de Igreja Particular na Amazônia, as distâncias, diversidade cultural, etnias, escassez de vocações, etc., devemos ser missionários no próprio interior da diocese. O sucesso desse 1º encontro missionário diocesano, realizado pelo COMIDI, deve-se também à qualidade dos assessores: Pe. Altevir Silva e Pe. Sidnei Dornellas. Os dois conduziram com maestria e desenvoltura os temas abordados, a diocese é grata pela disponibilidade dos dois chegarem até esse pedacinho do Brasil. Também é digno de nota o esforço missionário da responsável pelo Conselho Missionário Diocesano, Aldemísia Magalhães.

No evento tivemos a oportunidade de estudar as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2011-2015). Das explanações feitas ficou bem presente que devemos encontrar meios concretos para que todos os frutos colhidos pelas Santas Missões Populares continuem sempre saborosos e atrativos, zelando pelo ecumenismo, pastoral de conjunto, cuidado com os jovens e o atendimento às comunidades mais distantes (zona rural, ribeirinhos, etc.).

Acreditamos que o 1º encontro missionário diocesano trouxe um novo alento às nossas paróquias, pastorais, movimentos e serviços. Estar inserido na Missão Continental, à luz das “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015”, muito nos ajudará a trabalhar com novo ardor missionário, levando a ação profética da igreja que não é outra senão a do próprio Cristo. É tão bom ser missionário, ainda mais na desafiante região norte de Brasil. Venha você também ser missionário na Amazônia!

Pe. Cristiano Tavares (cristianotavor@yahoo.com.br)
Coordenador Diocesano de Pastoral
Diocese de Cruzeiro do Sul

Tags: