O bispo emérito de Duque de Caxias (RJ) e um dos maiores expoentes no combate à fome no Brasil, dom Mauro Morelli, foi homenageado com uma missa em comemoração ao seu jubileu e também da diocese, que completa 34 anos de fundação. A celebração foi realizada no domingo, 12, na Catedral de Santo Antônio.
A comemoração refere-se aos 50 anos de sacerdócio e 40 anos do episcopado de dom Mauro, além da antecipação de seu aniversário de 80 anos, a ser completado em setembro. Dom Mauro foi o primeiro bispo da diocese de Duque de Caxias e permaneceu à frente da Igreja nos municípios de Duque de Caxias e São João de Meriti (RJ) por 24 anos. Atualmente, o bispo emérito dedica-se às causas humanitárias, principalmente em busca de melhores condições de alimentação para a população.
Participaram da celebração padres e bispos de várias arquidioceses e dioceses do regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre eles, o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, e o arcebispo metropolitano de Niterói, dom José Francisco, que sucedeu dom Mauro no governo pastoral da diocese da Baixa Fluminense antes de ser nomeado arcebispo.
Diocese de Duque de Caxias
A Diocese de Duque de Caxias foi criada em 11 de outubro de 1980, pela Bula Qui Divino Concilio, do papa João Paulo II e teve como primeiro bispo, dom Mauro Morelli. A diocese foi desmembrada das dioceses de Petrópolis e Nova Iguaçu. Atualmente, dom Tarcísio Nascentes dos Santos é o bispo diocesano.
Dom Mauro Morelli
Nascido em Avanhandava (SP), dom Mauro foi ordenado sacerdote em abril de 1965. Nomeado bispo auxiliar de São Paulo em 1974, escolheu como lema “Vem, Senhor Jesus!”. Durante sua trajetória episcopal, entre outras coisas, foi vigário geral da arquidiocese de São Paulo no período 1975-1981, e bispo de Duque de Caxias de 1981 a 2005, quando pediu a renúncia do governo pastoral para se dedicar ao combate à fome.
