Milhares de fiéis lotaram a Praça Imaculada Conceição, em Juazeiro (BA), na última terça-feira, 30, para a missa de abertura do novenário de Nossa Senhora das Grotas, padroeira da diocese de Juazeiro (BA). A missa, que fez parte da programação de comemoração dos 50 anos da diocese, foi presidida pelo núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, e concelebrada por 25 bispos da Bahia e Sergipe (Regional Nordeste 3 da CNBB), além de um bispo pernambucano e outro do estado de São Paulo.
Dom Lorenzo, em sua homilia, ressaltou que a mensagem do papa Bento XVI para os cristãos da diocese jubilanda era o apelo por uma nova evangelização. Segundo o núncio, é preciso “utilizar os métodos modernos para falar de Jesus. Uma mensagem de amor a Deus e ao próximo, de solidariedade para com todas as pessoas, os cristãos em particular”.
O bispo de Juazeiro, dom José Geraldo, comemorou o sucesso da abertura do novenário, especialmente pela presença numerosa de fiéis, mesmo sendo dia normal de trabalho. “Realmente vocês atenderam o nosso apelo. A praça está cheia! Isso nos deixa muito alegres. Nós estamos dando mais uma vez uma prova de que o povo Juazeirense é um povo de fé”, ressaltou o bispo no início da missa.
Para a fiel Juliana Brito, pedagoga, a noite de abertura do novenário ficará para a história da diocese como um momento de profunda fé e devoção. “Nunca, durante meu tempo de caminhada, vi algo tão fantástico e incrível acontecendo na nossa diocese. A presença dos sucessores dos apóstolos foi marcante e emocionante para todos que estavam na praça”, disse.
Alguns bispos do Regional Nordeste 3 permaneceram em Juazeiro até quinta-feira, 1º, para a Assembleia do Regional, realizada no Centro de Treinamento de Líderes de Carnaíba. Alguns deles presidiram celebrações nos primeiros dias da novena.
O novenário segue até a próxima quinta-feira, 8, quando acontece a festa de Nossa Senhora das Grotas. Nesse dia, a procissão e missa em homenagem à padroeira costumam reunir mais de 30 mil pessoas.
