Diocese de Jundiaí (SP) reúne políticos para debater Reforma Política

Projeto de Lei de Iniciativa Popular proposto pela Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, lançado em setembro de 2013, foi tema de debate, organizado pela diocese de Jundiaí (SP),com deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, assessores, padres, diáconos, seminaristas e leigos.

A iniciativa popular pela Reforma Política conta com a participação de mais de 100 entidades da sociedade civil, entre elas a CNBB. O evento reuniu 80 participantes, na cúria diocesana, com presença do bispo diocesano, dom Vicente Costa, do coordenador da Ação Evangelizadora na diocese, padre Leandro Megeto, e padre Silvio Andrei Rodrigues, pároco do Santuário Senhor Bom Jesus.

A coordenadora da Pastoral Fé e Política na arquidiocese de São Paulo, Carmem Cecília de Souza Amaral, ministrou palestra sobre o assunto. Conforme Cecília,  é importante a contribuição da Igreja na reflexão sobre questões sociais e políticas. “Fiquei satisfeita ao perceber o interesse por parte dos políticos da região. Essa, inclusive, é a primeira vez que falamos diretamente para pessoas já eleitas, o que enriquece muito a discussão”, relatou.  Ela também acredita que entre os desafios pastorais está a busca pelo maior envolvimento da comunidade nos debates políticos da vida do país.

O Projeto de Reforma Política cobra medidas urgentes, como: 1) afastar a influência do poder econômico das eleições, proibindo a doação de empresas; (2) reformular o sistema político, incluindo a questão de gênero, e estimular a participação dos grupos sub-representados; (3) viabilizar a regulamentação do artigo 14 da Constituição, em favor da democracia direta; (4) melhorar o sistema político partidário, aumentando a participação de militantes e filiados em torno de um programa político; (5) promover a fidelidade partidária programática.

Com informações e foto da diocese de Jundiaí. 

 

 

Tags: