No próximo dia 2 de outubro o Serviço de Animação Vocacional (SAV) da diocese de Novo Hamburgo (RS) realiza o 11º Congresso Vocacional. O evento tem o objetivo de promover uma reflexão sobre Vocação e Missão e a importância de ser discípulo missionário e de escutar o apelo. Para ampliar o debate, o cardeal dom Cláudio Hummes foi convidado.
O evento será realizado das 8 às 17h, no Colégio Marista Pio XII, em Novo Hamburgo, com missa às 16h, na catedral basílica São Luiz Gonzaga. Estão inscritos 560 participantes. À luz do lema “Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram” (Mt 4,20), a proposta está em sintonia com as Santas Missões Populares (SMP) e quer revitalizar o trabalho vocacional na diocese. O Musical Anchieta de Porto Alegre fará apresentação durante a tarde.
O diálogo é dirigido a animadores vocacionais, lideranças dos movimentos e pastorais, leigos, consagrados e ministros ordenados. Busca celebrar a caminhada do Serviço de Animação Vocacional nas comunidades, aprofundar a temática, na perspectiva do discipulado e da missionaridade e consolidar a identidade do animador vocacional. Os Participantes terão a oportunidade de partilhar as próprias experiências. Essa troca favorece uma convergência nas prioridades e ações, e permite trabalhar em unidade.
Fruto da caminhada do SAV, da sua identidade e missão, o 1º Congresso, realizado em 1983, teve como papel oferecer uma formação teológica aprofundada e pistas de ação para o trabalho direto na promoção vocacional. Crescimento na fé, missão profética do animador vocacional e a pastoral vocacional no meio urbano e rural foram algumas das questões levantas nas outras edições.
O 11º Congresso também atende ao convite da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que proclamou este ano como o Ano do Animador Vocacional.