Diocese de Oeiras abre curso para catequistas

O bispo de Oeiras (PI), dom Juarez Sousa da Silva, realizou a abertura do primeiro módulo do curso de formação para catequistas. Durante a cerimônia inaugural, ocorrida, no sábado, dia 17, dom Juarez falou sobre o Kerigma e a catequese, afirmando ser “permanente a necessidade de um anúncio kerigmático, explícito e claro do Senhor Jesus, sua pessoa e sua missão”. Na ocasião estiveram presentes os alunos do curso, padres da diocese, professores, religiosas, seminaristas e convidados.

 “O kerígma é o primeiro anúncio, cujo conteúdo irrenunciável de que ‘Jesus de Nazaré é o Filho de Deus que se fez homem, morreu e ressuscitou para a salvação de todos’”, explicou o bispo. Dom Juarez também citou a liturgia como urgência para uma catequese kerigmática.

Ainda em sua fala, o bispo convidou os participantes a considerarem a ação da catequese com a apresentação do Evangelho sob a forma de uma “incrível novidade e surpresa”. “Nada de tudo isso será possível sem que bispos, sacerdotes e catequistas tenham, eles mesmos, experimentado em profundidade o amor de Deus em Jesus Cristo. Trata-se aqui de santidade, de espiritualidade, de intimidade com a Palavra e a Pessoa de Jesus”, disse.

Formação

O curso de formação para catequistas da diocese de Oeiras, oferecido pela Escola Missionária Discípulos de Emaús (Emide), está divido em quatro módulos. Durante uma semana, 58 alunos de várias paróquias da diocese aprofundam conhecimentos sobre Cristologia, Antropologia, Psicologia e Análise Sociocultural. As outras etapas estão previstas para acontecerem em julho deste ano e em janeiro e julho de 2016, também com uma semana de duração.

Jubileu

Durante a abertura do curso, dom Juarez fez o descerramento da placa alusiva ao Jubileu de 70 anos da diocese de Oeiras.

Com informações e fotografia da diocese de Oeiras

 

 

 

Tags: