Diocese de Santa Maria realiza feiras de economia solidária e cooperativismo

Parte integrante do Programa Nacional de Feiras, a 6ª Feira de Economia Solidária do Mercosul e a 17ª Feira Estadual do Cooperativismo começou ontem, 9, em Santa Maria (RS), e segue até domingo, 11. Os dois eventos são organizados pelo Projeto Esperança/Cooesperança da Diocese de Santa Maria, pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), Cáritas Brasileira, Instituto Marista Solidariedade, Fórum Gaúcho de Economia Solidária, Prefeitura Municipal de Santa Maria e outras organizações do Brasil, Mercosul e da América Latina.

As feiras têm o objetivo de fortalecer a construção de “um outro mundo possível” e de “uma outra economia que acontece”.
De acordo com a irmã Lourdes Dill, da equipe de coordenação, as duas feiras, que acontecerão no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, vem fortalecer as práticas de outra forma de consumo e do trabalho solidário.

“Este espaço oportuniza o bom uso dos bens naturais, como a água e a terra, a semente e o ar que são os grandes patrimônios universais da humanidade; além de propor a construção de um novo modelo de desenvolvimento solidário e sustentável de um novo modelo de sociedade”, enfatiza.  

Realizados desde 1994, estes eventos do Cooperativismo e da Economia Solidária, em Santa Maria, desejam ser espaço de articulação, debate, troca de ideias, experiências de comercialização direta dos empreendimentos solidários da Economia Solidária, da agricultura familiar, das agroindústrias familiares, dos catadores, dos povos indígenas, dos trabalhadores do campo e da cidade.
Além disso, segundo seus organizadores, é ambiente propício para o fortalecimento da segurança alimentar nutricional sustentável, bem como a discussão de um novo modelo econômico solidário e sustentável para o planeta.

Tags:

leia também