A Diocese de São José dos Campos celebra neste domingo, 1° de maio, o 30° aniversário de sua instalação. Para celebrar a data, uma missa foi celebrada às 15h, no Parque da Cidade.
Sob o pontificado do agora Beato João Paulo II, a diocese foi criada, tendo São José como padroeiro e como primeiro bispo dom Eusébio Oscar Scheid, que a governou por dez anos. A partir de 1991 o pastoreio de dom Nelson Westrupp consolidou o trabalho iniciado por dom Eusébio
O ano de 2004 marcou o início de uma nova etapa na caminhada da diocese de São José dos Campos com a eleição e posse de seu terceiro bispo, dom Moacir Silva, que realizou o I Sínodo Diocesano entre 2008 e 2009.
Nos 30 anos da diocese foram ordenados 74 padres e 60 diáconos permanentes. Conta hoje com um total de 80 padres, sendo 69 diocesanos e 11 religiosos, e 60 diáconos permanentes. Os seminaristas somam 25 (7 no curso propedêutico, 8 na Filosofia e 10 na Teologia). Foram erigidas 21 novas paróquias que, somadas a outras 21 já existentes, totalizam hoje 42.
A diocese de São José conta ainda com a presença de 11 comunidades religiosas femininas e um grande número de leigos e leigas comprometidos com os trabalhos nas pastorais, movimentos, associações e organismos diocesanos.
