As dioceses do regional Nordeste 4, que corresponde ao estado do Piauí, já começaram a receber os exemplares da 3ª edição típica do Missal Romano lançado oficialmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no dia 19 de setembro. Mais de 900 exemplares foram enviados pelas Edições CNBB para o estado.
Durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em abril deste ano, os bispos decidiram que o prazo obrigatório para a utilização do Missal em todas as comunidades, paróquias e dioceses do Brasil será o 1º domingo do advento, celebrado este ano no dia 3 de dezembro. A expectativa é a de que todas as dioceses do Brasil recebam as publicações ainda neste mês de outubro, ou no máximo até o início de novembro.
No Piauí, já receberam os exemplares a arquidiocese de Teresina (316) e as dioceses de Parnaíba (202), de Picos (114) e de Campo Maior (50). Encontram-se ainda disponíveis na sede da CNBB, em Teresina, 10 exemplares que foram encomendados diretamente com o regional. Devem receber o missal nos próximos dias as dioceses de Floriano (90), Oeiras (51), Bom Jesus do Gurgueia (37) e São Raimundo Nonato (55).
De acordo com o bispo da diocese de Picos, dom Plínio Luz, a nova edição do Missal Romano vai proporcionar que os fiéis entrem, cada vez mais, em comunhão com a Igreja e vivam o mistério de Cristo, celebrado na Liturgia:
“Estamos muito felizes com a chegada do novo Missal Romano na nossa querida Diocese de Picos. Aguardávamos com bastante expectativa para, assim, podemos começar a celebrar a santa missa nas nossas comunidades e paróquias, já com os textos aprovados pela Santa Sé”, disse.
O processo de tradução levou 19 anos de trabalho. A jornada começou após a promulgação, em 2002, pelo Papa João Paulo II, da nova edição típica. Desde então, foram anos de intenso trabalho de tradução, revisão e aprovação do conteúdo, coordenados pela Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel).
A terceira edição típica do Missal Romano foi aprovada pelos bispos na 59ª Assembleia Geral da CNBB e encaminhada ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos em dezembro de 2022. A confirmação da Santa Sé foi publicada no dia 17 de março deste ano.
A Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB, as Edições CNBB e a Assessoria de Comunicação da CNBB prepararam um hot site onde é possível acessar textos, vídeos, notícias e formação sobre a terceira edição típica do missal.
Com informações do regional Nordeste 4 da CNBB