Nos meses de outubro e novembro aconteceram assembleias pastorais em várias dioceses do regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Documento 100 da Conferência, “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia – a conversão pastoral da paróquia”, foi o objeto de estudo das plenárias diocesanas.
Parnaíba
Na diocese de Parnaíba (PI), ocorreu a 18ª Assembleia de Pastoral, com o tema “Vinde e vede” (Jo 1, 38-39) e o lema “Que Igreja somos e que Igreja seremos?”. O bispo de Parnaíba e presidente do regional Nordeste 4 da CNBB, dom Alfredo Schaffler, recomendou aos participantes o debate do Documento 99, Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, e o Estudo 107, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – sal da terra e luz do mundo”.
Picos
Vivenciando o Jubileu de 40 anos de fundação, a diocese de Picos (PI) realizou sua Assembleia de Pastoral de 7 a 9 de novembro. O bispo de Oeiras (PI), dom Juarez Sousa da Silva, assessorou a formação sobre Documento 100 da CNBB. O Estudo 107 também esteve na pauta. As comemorações das quatro décadas, que prosseguirão até setembro de 2015, têm como tema “Ser Igreja, comunidade de comunidades, indo a todos e envolvendo a todos” e o lema “Todos abraçavam a fé e viviam unidos” (At 2, 44).
Oeiras
O tema da 7ª Assembleia Diocesana de Pastoral de Oeiras foi o título do Documento 100 da CNBB. “Ele traz a reflexão sobre o papel da Igreja perante a comunidade, pois nos convida a fazer igreja como missão”, explicou o bispo diocesano, dom Juarez Sousa da Silva. O lema proposto foi “Eu te exorto a reavivar o dom de Deus que há em ti” (2Tim 1, 6). Estiveram na pauta do encontro, que aconteceu de 13 a 16 de novembro, a proposta de Ano Jubilar da Diocese e a aprovação da realização da Romaria da Terra e da Água, marcada para o mês de agosto de 2015.
Campo Maior
A diocese de Campo Maior realizou sua 38ª Assembleia de Pastoral com a participação de 110 pessoas, também entre os dias 13 e 16 de novembro.
Aconteceram ainda assembleias nas dioceses de São Raimundo Nonato, Bom Jesus do Gurguéia e Floriano.