Divulgada identidade visual para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Escolhida por unanimidade pelo júri técnico e pelo júri dos bispos, a obra vencedora do concurso para a identidade visual do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2021 foi produzida pelo Evandro Luís Marques Caldeira, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Olímpia, em São Paulo. A paróquia pertence à diocese de Barretos, do regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Evandro falou ao portal da Pastoral da Comunicação Nacional sobre o sentimento deste momento e também como foi o processo criativo para a produção da identidade. Confira o podcast:

 

Explicação da obra 

No processo de inscrição, Evandro fez a seguinte explicação da peça:

“Enfrentando a pandemia do coronavírus, as paróquias tiveram que se reinventar fazendo com que a Igreja acontecesse em diversos lugares. O tema “Vem e verás” foi evidenciado, tornando a igreja próxima dos fieis onde estão e como eles são, e o quando a Igreja foi ampliada mediante a comunicação e o esforço de toda a Igreja no Brasil, comunicando-se de maneira direta e diária, chegando em hospitais, assistência social e, sobretudo, em cada família através da oração. Recordamos a encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco, que nos motiva a compreender que neste momento a comunicação foi a da unidade, todos estavam unidos pela fé, formando uma família, onde todos são irmãos. A cruz representa a entrega de Jesus Cristo por amor a todos nós. O símbolo do wi-fi representa a conexão entre os meios de comunicação. As fotos retratam o povo unido pela fé. A foto aos pés da cruz é o meu pároco (Frei Lucas Lisi Rodrigues) em uma das missa on-line, representando todo o clero.”

Baixe os arquivos da identidade visual. Em breve, outros conteúdos estarão disponíveis no mesmo link.

Comissão julgadora 

A comissão formada para apreciar e indicar a obra vencedora foi composta por Flávio Medeiros (designer da Inspetoria Maria Auxiliadora e membro da Signis Brasil Jovem – Recife), Gustavo Huguenin (designer responsável pelo logotipo da JMJ Rio 2013 – Santa Catarina), Adielson Agrelos (coordenador do GT Produção da Pascom Brasil – Rio de Janeiro), Juliene Barros (coordenadora de criação da Paulinas Brasil – São Paulo),  Zanete Dadalto (professora de fotografia na Faesa – Espírito Santo) e Fernando Gomes (fotógrafo e coordenador da Pascom na Diocese de Guarulhos). O júri técnico indicou as três primeiras colocadas e a segunda etapa do processo foi a decisão pelos três bispos membros da Comissão de Comunicação da CNBB: Dom Joaquim Mol, Dom Neri José e Dom Edilson Nobre.

Em suas publicações do Dia Mundial das Comunicações Sociais, utilize a hashtag #55dmcs.

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