A comunidade beneditina do Rio de Janeiro celebrou, no sábado, 10, o jubileu dos 50 anos de ordenação episcopal do bispo emérito de Nova Friburgo (RJ), dom Clemente José Carlos Isnard, 93, uma das maiores referencias no campo da dimensão litúrgica após o Concílio Vaticano II. Ordenado bispo no dia 25 de julho de 1960, dom Clemente é emérito desde ulho de 1992.
Realizada na igreja abacial do Mosteiro de São Bento, dedicada a Nossa Senhora do Montserrat, a missa foi presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, com transmissão ao vivo pela Rede Vida de Televisão.
O abade do Mosteiro, dom Roberto Lopes, disse que, dom Clemente, o “irmão de caminhada, mesmo nos seus 93 anos de idade, ainda continua, com persistência, a percorrer os caminhos de Deus”.
Já dom Orani, recordou a festa de São Bento, celebrada neste domingo, 11, e fez referências à vida e ao ministério do jubilando, enumerando o serviço generoso que ele prestou à Igreja, particularmente a do Brasil, através das várias funções que desempenhou como monge, presbítero e bispo. Dom Clemente é o mais antigo da Ordem de São Bento e do episcopado brasileiro.
“Dotado de grande humildade e sabedoria, dom Clemente é fiel aos dons que o Senhor lhe concedeu. Ele é um exemplo para todos nós, chamados como religiosos, a servir a Igreja de Cristo”, afirmou o monge Mauro Fragoso.
Colaborou: Carlos Moioli