O bispo de Santarém (PA) e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom Esmeraldo Barreto de Farias, presidiu a missa deste domingo, 5, no 3º Congresso Vocacional, em Itaici, município de Indaiatuba (SP). Dom Esmeraldo lembrou o chamado que Deus faz a todas as pessoas através de Jesus Cristo.
“Cristo quer confirmar o chamado de Deus Pai para que possamos segui-lo. Isto significa a certeza do seu amor, pois ele vem ao nosso encontro. Esse encontro com ele nos faz seguir os seus passos, caminhar atrás dele, assumindo sua vida, a missão que ele recebeu do Pai”, disse o bispo.
Segundo dom Esmeraldo, Jesus é que dá sentido ao chamado e à missão. “Ele é a pessoa mais importante para nós, pois nos chama para estarmos com ele, nos envia e nos sustenta”, destacou. “Nesse processo de seguimento, vamos descobrindo que o seu amor envolve de tal modo a nossa vida que, despojados, nos colocamos disponíveis para a missão na qual ele vai nos consagrando”, acrescentou.
Dom Esmeraldo recorda que para ser discípulo de Jesus é preciso encontrar o motivo que preenche e dá sentido à vida, “pois somente assim poderemos testemunhar animando outras pessoas a se encontrarem com Jesus Cristo, segui-lo e a assumirem a missão”.
O Congresso Vocacional começou na sexta-feira, 3, e se estende até terça-feira, 7. Hoje, os participantes ouviram a segunda conferência, Teologia do discipulado e da missão, com o teólogo padre João Batista Libâneo.
À tarde, os congressistas voltam a se reunir em grupo para aprofundar o tema apresentado pelo teólogo. As atividades se encerram à noite com um momento de confraternização entre os participantes.