Dom Jaime Spengler preside missa de abertura do encontro anual dos secretários executivos da CNBB

Secretários executivos dos regionais da Conferência Nacional do Bispos do Brasil estão reunidos entre os dias 11 a 15 de julho em Florianópolis (SC) para o encontro anual.

A abertura do encontro aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Lapa – Ribeirão da Ilha, com a missa presidida por dom Jaime Spengler, primeiro vice-presidente da CNBB. Durante a celebração eucarística, dom Jaime Spengler fala à comunidade presente e aos secretários e secretárias que devem ser “sal da terra, luz do mundo, fermento na massa, agentes de transformação da realidade”.

Ainda comenta que “cada tempo da história tem sua beleza. A exemplo de Jesus, no primeiro momento somos enviados para o testemunho e noutro todos devemos ir ao encontro da sua raiz religiosa. Para que a busca possa acontecer é preciso silenciar, buscar no fundo da alma o discernimento através do silêncio e da oração”.

Confira a homilia de dom Jaime na íntegra:

 

Segundo dia – Já na terça-feira, 12, no segundo dia de encontro, os secretários executivos iniciaram o dia celebrando o Ofício Divino das Comunidades. Na sequência, houve um momento de apresentação dos participantes e partilha dos regionais. Esteve presente padre Almir, irmã Maria de Nazaré e irmã Maria do Rosário, membros da Pastoral Carcerária, para convidar os secretários a participarem da celebração dos 50 anos da Pastoral em Aparecida (SP).

Dom Jaime Spengler ao despedir-se dos participantes do encontro orientou, animou e destacou a necessidade de “uma igreja mais evangelizadora”. Padre Marcus Barbosa, subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, falou sobre a Assembleia Geral da CNBB, que acontecerá entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro de 2022, destacando que o tema central são as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

A secretaria executiva do regional Sul 4 teve um tempo maior para apresentar a realidade eclesial e social de Santa Catarina. Três coordenadores diocesanos de pastoral, representantes das dez dioceses catarinenses, fizeram uma apresentação da realidade histórica, pastoral e social das dioceses.

Durante a tarde, os participantes saíram para as periferias da região central de Florianópolis e visitaram os morros da Queimada, da Caeira e do Monte Serrat, finalizando o dia com a missa na comunidade Nossa Senhora do Mont Serrat, presidida pelo Padre Vilson Groh, seguida de um jantar com a comunidade.

No dia 13, quarta-feira, o grupo reservou para passeio e confraternização.

 

Confira as fotos do encontro (aqui).

 

Com informações do regional Sul 4. Fotos: Jaison Alves da Silva

Tags:

leia também