Dom João Braz considera dom Eugênio “uma coluna sólida da Igreja”

Informado sobre o falecimento Cardeal Eugênio de Araújo Sales, o único cardeal brasileiro na Cúria Romana, João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, recordou o significado que o arcebispo emérito do Rio de Janeiro teve ao longo das últimas décadas.

Eis o depoimento dado à Rádio Vaticano:

Quando penso na figura de Dom Eugênio Sales penso num baluarte, numa coluna sólida da Igreja, em um momento muito importante da vida da Igreja no Brasil.

Ele foi sempre uma espécie de fiel da balança, ajudando a CNBB com o que escreveu e ensinou, chamando-nos profundamente para o sentido do mistério da Igreja. Foi sempre uma pessoa muito atenta à unidade da Igreja no Brasil com Roma. Este me parece um dos pontos mais marcantes da figura de Dom Eugênio Sales. Além disso, desde que trabalhou no nordeste, em Natal, teve uma atitude sempre de vanguarda naquele período inicial, seja com os meios de comunicação seja através da evangelização, chegando diretamente ao povo. Dom Eugênio era também uma pessoa de muito diálogo com a cultura, com o pensamento do país nos vários momentos históricos e políticos que vivemos.

Queremos também agradecer a Deus esta figura que fica marcada na história como uma das grandes figuras do episcopado brasileiro: um cardeal que deu esta característica de unidade profunda com a Igreja de Roma.

Recordo-me sua preocupação com a formação dos bispos. Os cursos de atualização no Sumaré vieram à tona com ele. Gostaria realmente que todos nós brasileiros pudéssemos em nosso coração agradecer esta grande figura que foi motivo de crescimento para o nosso povo e da Igreja do Brasil”.

Tags: