Dom Joel à Rede Clamor: “não podemos mais ser uma Igreja de especialistas”

O bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado, participou da I Assembleia da Rede Clamor, realizada em Brasília (DF), nesta quinta e sexta-feira, 18 e 19 de agosto. Ele motivou o grupo a encontrar um modo de que as reflexões e iniciativas realizadas frente à questão da migração, do refúgio e do tráfico humano sensibilizem mais pessoas.

“Se o trabalho é fundamental, a primeira ideia é encontrarmos juntos um jeito de transbordar, de modo que esse não seja um trabalho de especialistas. Embora haja gente com a expertise que vocês têm para trabalhar essa realidade, outros precisam ser ‘contaminados’ com essa preocupação. Não podemos mais ser uma Igreja de especialistas, que fazem muito bem o seu trabalho, mas a gente vai ter que, em algum momento, encontrar um jeito de mostrar a causa, mostrar o trabalho, apresentar isso para outras pessoas”, motivou dom Joel.

Na plenária do encontro, com a pauta da articulação nacional em debate, o grupo também apontou essa preocupação, de forma particular quanto à comunicação, não como marketing ou autopromoção, mas como resposta à necessidade de dar visibilidade às iniciativas. Também a articulação e os serviços, a formação e a incidência são temáticas que devem ser objeto de trabalho por meio de comissões específicas na Rede Clamor.

I Assembleia da Rede Clamor | Foto: Luiz Lopes Jr/Comunicação CNBB

Em sua participação, dom Joel também valorizou e elogiou a reunião das diversas entidades e serviços num trabalho em rede. “O mundo precisa aprender a trabalhar em rede, unir forças sem que cada grupo, cada instituição perca sua identidade”, comentou.

Participantes da I Assembleia da Rede Clamor | Foto: Luiz Lopes Jr/Comunicação CNBB

 

Tags:

leia também