Dom Luiz Gonzaga Fechio é ordenado bispo auxiliar de Belo Horizonte

A Catedral de São Carlos Borromeu, em São Carlos, interior de São Paulo, foi o local escolhido para a ordenação episcopal do bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), dom Luiz Gonzaga Fechio. Bispos de várias dioceses, padres, diáconos, autoridades e fieis lotaram a catedral para a missa de ordenação, que foi presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor de Oliveira Azevedo.

No dia 19 de janeiro, o papa Bento XVI nomeou o então padre da paróquia dos Santos Anjos, da diocese de São Carlos, Luiz Gonzaga Fechio. Nestes dois meses, a diocese de São Carlos viveu a expectativa de ver a 11º ordenação episcopal de um padre nascido na cidade paulista.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo, durante a celebração, lembrou que no mesmo dia 19, é comemorado o dia de São José, patrono da Igreja. Disse que o bispo, seguindo o exemplo de São José, deve exercer a paternidade e a irmandade. “Nosso ministério, a exemplo de José na sua paternidade, é a tarefa missionária de edificar a realeza de Cristo”. Dirigindo-se a dom Luiz Fechio, o arcebispo disse: “Vamos juntos edificar esta realeza de Cristo na arquidiocese de Belo Horizonte”. Dom Walmor ainda lembrou que a paternidade característica do ministério episcopal permite compreender que “a realeza em Cristo não é dominação, nem poder. É serviço”.

A celebração foi concluída com um pronunciamento de dom Luiz Gonzaga. O bispo pediu para que todos, especialmente aqueles que fazem parte da diocese de São Carlos e da arquidiocese de Belo Horizonte, orem por ele. “A graça que recebi não é um ponto de chegada, não é para que eu a guarde comigo, é para que o Senhor me use para distribuir muitas graças, principalmente ao pequeno”. Dom Luiz pediu a proteção de Deus, de São José e, em especial, Nossa Senhora da Piedade. “Que Nossa Senhora, que hoje lembro como Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais, me carregue em seu colo”, disse.

“Pela Graça de Deus” é o lema escolhido por dom Luiz Fechio para seu episcopado. O início das atividades do bispo auxiliará arquidiocese de Belo Horizonte será em abril.

Leia a íntegra da mensagem do bispo auxiliar de Belo Horizonte, dom Luiz Gonzaga Fechio.

Tags:

leia também