Por Dom Vital Corbellini
Bispo de Marabá (PA)
Nasceu para vós um salvador: é esta a mensagem do anjo aos pastores que cuidavam do rebanho. Hoje Deus nasce para nós, para nos tirar dos pecados, da morte, e nos introduzir no Reino da vida. Quando Deus quis se encarnar, a nossa história ganhou outro significado. Lucas quis frisar isto muito bem. Era preciso fornecer alguns detalhes importantes para deixar conhecido para todos os tempos a vinda do Verbo à humanidade. Em primeiro lugar Jesus nasceu num contexto histórico determinado: O império Romano, governado por César Augusto no qual houve um recenseamento, e todos deveriam registrar-se em sua cidade natal. Neste contexto, numa pequena cidade chamada Belém, cidade de Davi, que reinara séculos antes, aparecem um homem e uma mulher, também para fazerem os seus registros. Justamente naqueles dias em que se encontravam na cidade, Maria deu a luz um filho primogênito, envolveu-o em faixas, reclinou-o numa manjedoura. Tudo isto poderia ser um simples acontecimento histórico, com a sua colocação política, administrativa, geográfica.
No entanto sobre este acontecimento histórico, desce à luz que dá significado a tudo e que o coloca ao centro de toda a história. Com Cristo há início uma nova fase na humanidade. Quem anuncia o nascimento de Deus na história, não são os mensageiros imperiais, mas sim um anjo. O contexto é de novo simples: numa região de campanha, interior, sendo os pastores os protagonistas. O anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor envolveu-os de luz, e eles ficaram tomados de grande temor. O Anjo garantiu-lhes que não deveriam ter medo, pois hes era anunciado uma grande alegria, o nascimento do Salvador, do Cristo Senhor, na cidade de Davi. Ele estaria envolto em faixas, e deitado numa manjedoura. Os pastores eram pessoas simples, desprezados pela sociedade na época, uma vez que tinham que guardar o rebanho. A eles o Senhor quis anunciar por primeiro a notícia do nascimento do Salvador. A Deus seja dada a glória no mais alto dos céus e desejamos que a paz seja também assumida por todas as pessoas na terra.
São Leão Magno, papa do século V expressava bem o mistério da encarnação do Verbo de Deus em nossa realidade: Não pode haver tristeza quando nasce a vida: dissipando o temor da morte, enche-nos de alegria com a promessa da eternidade. Ninguém está excluído da participação nesta felicidade. A causa da alegria é comum a todos, porque nosso Senhor aquele que destrói o pecado e a morte, não tendo encontrado nenhum homem isento de culpa, veio libertar a todos. Exulte o justo, porque se aproxima da vitória; rejubile o pecador, porque é convidado ao perdão; reanime-se o pagão, porque é chamado à vida.
Desejamos a todos um Feliz Natal, um feliz nascimento com o Senhor Jesus Cristo. Vivamos a alegria do nascimento em nosso meio, na família, na comunidade e na sociedade.