Obra indicada: ALMEIDA, Antonio José de. Sois um em Cristo Jesus. São  Paulo: Paulinas, 2004. p.  201.
Autor (breve apresentação) :

Padre Antonio José de Almeida, nascido em Marapuama (SP), diocese de Catanduva, é presbítero da diocese de Apucarana (PR), onde sua família reside desde a década de 1950. Fez sua graduação, mestrado e doutorado na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Sua especialidade é a área dos ministérios.

Sinopse:

1. No seu inicio apresenta as inúmeras formas e modos de se falar da Igreja, dependendo do ponto de vista em que se coloca, pois a realidade histórica com todos os seus aspectos concretos é a face visível de um mistério de comunicação de Deus com os humanos que, por meio de todas as realidades que compõem a vida de uma comunidade, alcança a intimidade da vida do Pai, com o Filho no Espírito Santo.
A pluralidade dos aspectos da Igreja converge, precisamente, para essa comunhão no Espírito, que constitui o que tem de mais íntimo e de mais característico, sendo, pois, antes de tudo, como o lembrou o Vaticano II, a comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, caracterizada pela sua santidade, unidade, apostolicidade e universalidade.

2. As imagens da Igreja: a Igreja nos foi revelada por meio de um certo número de imagens, presentes na Bíblia, a que o autor dedica a maior atenção, reconhecendo que os conceitos que a tradição teológica, desde o Novo Testamento, usa para exprimir o que é a Igreja são todos metafóricos, isto é, manifestam uma certa “fadiga” e não alcançam o seu objetivo de esclarecimento, senão como outras tantas imagens mais elaboradas. Nesse sentido é que falamos do Povo de Deus, do Corpo e da Esposa de Cristo e do Templo do Espírito Santo.

3. Relação da Igreja consigo mesma e com o mundo: o autor a uma análise das articulações internas da Igreja, de sua posição no mundo e de seu relacionamento com a sociedade, finalmente, da maneira como se reveste nas diversas situações históricas e dos paradigmas que se podem observar no seu modo de ser.

Partes principais da obra:

1. Apresentação

2. Introdução

3. Cap. I: A Igreja não cabe num olhar.

4. Cap. II: Creio “no Espírito Santo presente na Santa Igreja!”.

5. Cap. III: “A natureza íntima da Igreja nos é manifestdada através de várias imagens” (LG 6).

6. Cap. IV:  A Igreja em noções: a fadiga do conceito.

7. Cap. V: A Igreja em suas articulaçoes internas.

8. Cap. VI:  A Igreja em suas relações: identidade e missão.

9. Cap. VII:  Igreja , modelos e paradigmas.

10. Conclusão.

11. Vocabulário.

Por que essa obra é referencial ou relevante (justificar):

Trata-se de uma obra relevante para a iniciação ao estudo da eclesiologia. Escrito numa linguagem simples, com sensibilidade e beleza a obra é instrutiva e prazerosa, composta de ampla bibliografia e cuidadoso glossário, o que certamente ajudará muitos a refletir corretamente sobre o mistério da Igreja.

Responsável pelas informações (nome/ diocese ou instituição em que atua):

Pe. Lázaro Ilzo Daniel – Arquidiocese de Brasília – Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater.

Tags: