Com o objetivo de incentivar a criação de comissões diocesanas e regionais para o Ecumenismo e diálogo inter-religioso, o Regional Nordeste 4 (Piauí), promoveu um encontro, no último dia 6, com a presença do assessor da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da CNBB, padre Elias Wolff. O encontro aconteceu em Teresina e reuniu seminaristas das diversas dioceses do Piauí.
“O encontro foi positivo no sentido de dar o primeiro passo para criar essa comissão [para o Ecumenismo e diálogo inter-religioso]. Os que participaram trouxeram o desejo de fazer com que, em suas dioceses, aconteça uma caminhada ecumênica mais convicta”, disse padre Elias.
Os seminaristas revelaram a necessidade de se conhecer bem o pluralismo religioso nas dioceses para saber quais são a igrejas e religiões com as quais é possível manter um contato permanente e um diálogo estável.
“A partir desse conhecimento, [propõe-se] criar na própria diocese um pequeno grupo que nós chamamos de comissão. Um grupo de pessoas que se interessem pela articulação desse diálogo, fazendo com que essas iniciativas de ecumenismo pela CNBB ou pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) possam ser vividas na própria região, como por exemplo, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, ou Dia Mundial de Oração, e tantos outros eventos que sejam significativos”, esclareceu padre Elias.
O encontro fez parte do programa de trabalho da Comissão da CNBB, que inclui visita aos 17 regionais da CNBB. Segundo padre Elias, está programado um retorno ao Regional Nordeste 4 no segundo semestre de 2011.
