Eleitos os membros do Conselho de Redação pós-sinodal

Os 12 membros do Conselho de Redação que auxiliará o papa na elaboração da exortação apostólica pós-sinodal foram eleitos nesta quinta-feira, 23, pelos padres sinodais. São três pela África, três pela América, três pela Ásia e Oceania e três pela Europa. Nenhum brasileiro está entre os escolhidos. Os membros do Conselho darão assistência à Secretaria Geral do Sínodo, reunindo-se em Roma para avaliar os resultados do Sínodo e a sua aplicação.

Pela África foram escolhidos o arcebispo de Cape Coast (Gana), cardeal Appiah Turkson; o prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, cardeal Francis Arinze (Nigéria); o arcebispo de Kinshasa (Congo), dom Laurent Monsengwo Pasinya.

Pela América, os bispos elegeram o arcebispo do Quebec (Canadá) e relator geral do Sínodo, cardeal Marc Ouellet; o arcebispo de Tegucigalpa (Honduras), cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga; o arcebispo de Chicago (EUA), cardeal Francis George.

Pela Ásia e Oceania, os escolhidos foram o bispo de Hong Kong, cardeal Joseph Zen Ze-kiun; o arcebispo de Camberra (Austrália), dom Mark Coleridge, e o bispo de Imus (Filipinas), dom Luis Antonio Tagle.

Pela Europa foram eleitos o presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Walter Kasper (Aleamanha); o presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, dom Gianfranco Ravasi (Itália), e o arcebispo do Dublin (Irlanda), dom Diarmud Martin.

Tags: