Elenco de proposições provisórias do Sínodo dos Bispos para a África

Já saiu o elenco de proposições da 2ª Assembleia Especial para o Sínodo dos Bispos para a África. Na manhã desta terça-feira, 20, foi apresentado o documento

provisório, que receberá as emendas necessárias e será votado pela Assembleia.

Entre as proposições, os padres sinodais apresentaram na presença do papa Bento XVI, um apelo em favor da paz na Região dos Grandes Lagos. A paz e a reconciliação prevalecem em todo o elenco.

A relação com as Religiões Tradicionais Africanas é colocada como central. De acordo com o texto, tais religiões não devem ser rejeitadas a priori, mas estudadas em comparação com a teologia. O Sínodo recomenda, porém, que a Igreja tenha capacidade de enfrentar o exoterismo e as práticas ocultas.
A defesa da família é outro ponto de destaque nas proposições. Os padres sinodais apontam que é preciso ter atenção e cuidado com a banalização do aborto e com o desprezo à maternidade. Sobre isso, se pensa na criação de uma federação pan-africana das famílias católicas.

Um espaço maior é dedicado à Doutrina Social da Igreja, que “deve ser estudada e difundida em todos os níveis”. O elenco fala ainda da globalização, fazendo votos de que ela seja ética e solidária e reitera que os recursos naturais da África devem ser administrados localmente, sem a exploração das multinacionais.

Aos jornalistas pede-se uma formação ética e que a Igreja esteja presente nos meios de comunicação. Aos seminaristas pede-se a verificação de suas intenções. Já aos sacerdotes, para que sejam imagem viva e autêntica de Cristo e vivam o compromisso da castidade e da oração.

Tags: