“Senhor, eu quero entrar no santuário pra te louvar”. O firme propósito, entoado em forma de canto, ecoou durante a Celebração de Abertura da 45ª Assembleia Eclesial do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Superados os primeiros passos, o caminho a ser percorrido do dia 27 ao dia 29 de setembro, foi orientado, em dinâmica sinodal, pelo Espírito Santo.
O arcebispo de Sorocaba e presidente da entidade que promove o evento eclesial, dom Júlio Endi Akamine, indicou intenções comunitárias para o momento de oração. As lideranças rezaram pela paz em todo o mundo, pelo bem da Casa Comum e pela realização da Assembleia. Sob a terna proteção de Nossa Senhora Aparecida, 42 bispos e arcebispos, 66 padres, diáconos e religiosos, e cerca de 140 leigos seguiram em procissão, como “Igreja em Saída”, para o auditório do Mosteiro de Itaici para aprovação do programa da Assembleia.
Outro sinal de colegialidade encaminhado por dom Júlio; pelo arcebispo de Ribeirão Preto e vice-presidente do Regional, dom Moacir Silva, e pelo bispo auxiliar de São Paulo, dom Carlos Silva, foi a atualização do episcopado paulista.
Os novos bispos foram citados; também os aniversariantes dos últimos dias (entre eles o cardeal, arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer que completou 75 anos). A mais nova Diocese do Brasil, disposta no Estado de São Paulo, também foi citada: o bispo de Jaú, Dom Francisco Carlos da Silva foi saudado pelos presentes.
Saiba mais sobre a assembleia do regional Sul 1: cnbbsul1.org.br