O DVD do Jubileu de Ouro do regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende o estado do Rio Grande do Sul, foi apresentado durante a reunião dos Organismos, na casa de retiro Vila Betânia, em Porto Alegra (RS), na última quarta-feira, 18.
Dirigido pelo jornalista Elton Bozzetto e produzido pelo diretor da Owergoor Produções Ltda, Lucas Owergoor, o DVD mostra a história do regional Sul 3, por meio de uma revisitação da caminhada histórica dos 50 anos da CNBB no estado. “O DVD mostra a influência que a Igreja tinha na política, na economia, na organização social, nos parlamentos e em toda a vida da sociedade. Diante disso percebe-se a presença de algumas personagens importantes que marcaram a história da Igreja e da sociedade brasileira. Outro aspecto importante é a riqueza da trajetória desses 50 anos”, salientou Elton.
Muitas pessoas colaboraram na produção do DVD ao fornecer imagens e conceder entrevistas. Apesar da dificuldade de encontrar todo o material necessário, os produtores não dispensaram esforços para retratar a história com o máximo de fidelidade. “É difícil relatar em cinquenta minutos uma caminhada história com tantas riquezas, mas que essa história nos alimente e nos ajude a continuar a nossa caminhada de Igreja em nosso estado e no Brasil”, concluiu o diretor Elton Bozzetto.
Após exibição, o DVD foi distribuído aos presentes para ser divulgado nas dioceses. O secretário executivo do regional, padre Agostinho Sauthier, salientou que “aos que desejarem há cópias disponíveis para venda na sede do regional, pois o desejo é que todas as paróquias tenham contato com este registro histórico da nossa Igreja”.
Reunião
O presidente do regional, dom Zeno Hastenteufel, avaliou a reunião como positiva, salientando o encerramento da Presidência do quadriênio. “Essa é a nossa última participação como Presidência e vejo que foi um encontro fraterno, no qual tivemos um ponto alto que foi a exibição do vídeo histórico da presença da Igreja no Rio Grande do Sul”, explicou o bispo.
“Também nós assumimos um posicionamento claro neste momento delicado da Igreja no Brasil, que estamos vendo a situação política. A Campanha da Fraternidade desse ano envolve a Igreja e sociedade, pois a Igreja está aí para servir. Dentro disso, os organismos da CNBB estão fazendo a sua parte e se colocando ao lado do nosso povo. Tenho certeza que todos esses trabalhos vão continuar, pois a nossa Igreja no estado é dinâmica e tem tudo para progredir e seguir sua caminhada”, concluiu dom Zeno.
Com informações do regional Sul 3