Dom Teodoro Mendes é nomeado bispo da diocese de Santiago de Cabo Verde, na África

O Papa Leão XIV nomeou nesta segunda, 16/02, dom Teodoro Mendes Tavares, C.S.Sp., até então bispo da diocese de Ponta de Pedras, no Pará, como novo bispo de Santiago de Cabo Verde, em Cabo Verde, na África.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil enviou agradecimento a dom Teodoro Mendes pelos serviços prestados à Igreja no Brasil, por sua atuação no regional Norte 2 da CNBB, na arquidiocese de Belém e na diocese de Ponta de Pedras, e, especialmente, pelos serviços prestados à Conferência brasileira, por sua atuação como presidente da Comissão  Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso.

Agradecimento a Dom Teodoro Mendes

Caro irmão no Episcopado, Dom Teodoro Mendes,

Recebemos, com alegria, a notícia da sua nomeação nesta segunda-feira, 16 de fevereiro, com pastor para a diocese de Santiago de Cabo Verde, em Cabo Verde, na África.

Somos agradecidos pelos mais de 30 anos que o Senhor, como discípulo missionário, dedicou à Igreja no Brasil, atuando como presbítero na Prelazia de Tefé, no Amazonas, como bispo auxiliar na arquidiocese de Belém e, posteriormente, como bispo da diocese de Ponta  de Pedras, ambas no Pará, e também o trabalho em nosso regional Norte 2.

Expressamos, especialmente, nossa gratidão pelo tempo dedicado à promoção da paz e da convivência entre diferentes tradições de fé, como presidente de nossa Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso no quadriênio 2023-2027 e também como membro do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso do Vaticano, organismo da Cúria Romana, que tem como missão promover o diálogo e a colaboração entre católicos e membros de outras tradições religiosas.

Que São Tiago Menor, padroeiro da diocese Santiago de Cabo Verde, seja sua inspiração neste no novo tempo do seu ministério.

Em Cristo,

Dom Jaime Cardeal Spengler 
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB 

Dom João Justino de Medeiros Silva 
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro vice-presidente da CNBB 

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa 
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo vice-presidente da CNBB 

Dom Ricardo Hoepers 
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

 

Biografia e trajetória eclesial

Dom Teodoro, nascido em 7 de janeiro de 1964, na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, é um devoto servo de Deus que, em 1984, aos vinte anos, ingressou na Congregação dos Missionários do Espírito Santo, tendo feito sua profissão religiosa em 1986.

Sua ordenação presbiteral aconteceu em 11 de junho de 1993 e, em novembro de 1994, foi enviado como missionário ao Brasil, para trabalhar na prelazia de Tefé, no Amazonas.

O então padre Teodoro trabalhou por 16 anos nessa prelazia e, nesse período, exerceu inúmeras funções, sempre buscando espalhar a mensagem de amor e união que Cristo nos ensina. O Papa Bento XVI o nomeou, em dia 16 de fevereiro de 2011, bispo auxiliar da arquidiocese de Belém do Pará, e, em 10 de junho de 2015, o Papa Francisco o nomeou bispo coadjutor de Ponta de Pedras, no Arquipélago do Marajó, no Pará.

Dom Teodoro tem um conhecimento especializado na área do Ecumenismo, e em 1995, ele obteve o título de mestre em Ecumenismo pelo Trinity College, em Dublin, o que o habilita a liderar essa comissão com sabedoria e discernimento.

Além disso, foi bispo referencial para o Ecumenismo no regional Norte 2, professor de Ecumenismo e Diálogo inter-religioso, além de responsável pela Pastoral Ecumênica da arquidiocese de Belém e da Pastoral das Comunidades Ribeirinhas.

Desde 2023, preside a Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), atuando com dedicação na promoção da paz e da convivência entre diferentes tradições de fé.

Foi nomeado pelo Papa Leão XIV, em 3 de junho, como membro do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso da Santa-Sé.

Tags: