O padre Djalma Antônio da Silva apresentou aos bispos que integram o Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunidos dia 26 de maio, um vídeo que recupera a história do diretor do Centro Cultural Missionário (CCM) e apresenta a nova fase de investimento em formação remota e à distância implementada pelo organismo.
“O CCM continuará com sua vocação missionária, anunciando a Palavra de Deus a todas as pessoas, levando a alegria do Evangelho a todos e todas”, disse.
História e evolução do Centro
A origem do Centro remonta à década de 60, na cidade de Anápolis (GO), por obra dos Frades Franciscanos Menores. Seus primeiros estatutos foram aprovados em 1962 como um Centro de Formação Intercultural. O CCM foi transferido três vezes ao longo de sua história. Em 1970, por causa da pouca procura, foi transferido para São Paulo.
Em 1972 foi transferido para o Rio de Janeiro, ganhando uma nova missão de acolher missionários estrangeiros. No mesmo ano, o então Cenfi tornou-se um organismo vinculado à CNBB. No ano de 1976, o Centro foi transferido mais uma vez para Brasília. Só em 1982 que passa a ser chamado como Centro Cultural Missionário.
O presidente do CCM destaca a contribuição do centro para formação de missionários no Brasil e estrangeiros que chegam para trabalhar no país. Ele destaca que com o advento da pandemia, o centro tem procurado se reinventar e oferecer cursos on-line para a Igreja no Brasil.
No vídeo, o padre enaltece o papel do Centro e faz um convite aos fiéis para conhecerem o trabalho e os cursos oferecidos no site da instituição: www.ccm.org.br.
Conheça o vídeo:
Cursos oferecidos até o final de 2021:
7 a 11 de junho – Introdução à doutrina social da Igreja
5 a 9 de julho – Literatura Lucana – As comunidades Missionárias no Evangelho de Lucas
19 a 31 de julho – Terceiro e último módulo do curso de pós graduação em Missiologia
2 a 6 de agosto – Catequese e Missão
Setembro – Amazônia e Missão (novos caminhos à Luz do sínodo) – em data a definir
Outubro – Espiritualidade Missionária – em data a definir
8 a 12 de novembro – Catequese Missionária