O regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, realizou no sábado, 31 de janeiro, o Encontro da Pastoral da Comunicação. O evento reuniu cerca de 40 participantes entre agentes da Pascom e comunicadores das arquidioceses e dioceses do regional, na Casa das Irmãs Sacramentinas, em Belo Horizonte. Os participantes estudaram o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, Documento 99 da CNBB.
O encontro foi mediado pela assessora nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, irmã Élide Fogolari, que apresentou aos presentes a estrutura do Diretório de Comunicação. A assessora abordou o conteúdo do documento e falou sobre o que é uma Pascom e como organizá-la nos regionais, arquidioceses e dioceses.
Também estiveram presentes no encontro o bispo referencial para a Comunicação no regional Leste 2 e bispo diocesano de Campanha (MG), dom Diamantino Prata de Carvalho, e o secretário de comunicação da PUC Minas, professor Mozahir Salomão.
No período da tarde, os participantes avaliaram as ações e iniciativas das Pascom em suas realidades e apontaram sugestões e experiências para a elaboração de um projeto de comunicação para o regional Leste 2. A proposta é que o projeto articule a Pastoral da Comunicação no regional e nas (arqui)dioceses onde não estão articuladas ou constituídas.
Na ocasião também foram indicados e eleitos nomes para a coordenação da Pascom regional, além de representantes das províncias eclesiásticas que formarão uma comissão. Para coordenador regional foi eleito Marcus Tullius, da arquidiocese de Vitória (ES).
Com informações do Regional Leste 2