O primeiro Encontro dos Organismos da Igreja Católica no Rio Grande do Sul, em 2014, aconteceu nos dias 18 e 19 de março, em Porto Alegre. O evento foi realizado na Casa de Retiros Vila Betânia e contou com a participação de mais de 40 coordenadores arqui/diocesanos e dos Serviços, Setores e Pastorais do Regional Sul 3.
Estiveram presentes no encontro: o presidente do regional e bispo de Novo Hamburgo, dom Zeno Hastenteufel; o bispo de Santa Cruz do Sul e vice-presidente de regional, dom Canísio Klaus; e o bispo de Cachoeira do Sul e secretário, dom Remídio José Bohn. Também participaram o bispo de Bagé, dom Gilio Felicio; bispo de Erexim, dom José Gislon; o bispo de Osório, dom Jaime Pedro Kohl.
O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Caridade, a Justiça e Paz, da CNBB, padre Ari Antônio dos Reis, foi o palestrante convidado dessa edição. Em foco esteve o tema Ação Social da Igreja e diálogo com a sociedade.
Uma das bandeiras defendidas pelas Pastorais Sociais é a agricultura familiar, em que se vislumbra a possibilidade de uma sociedade mais equânime e sustentável ecologicamente. De acordo com dados apresentados na 5ª Semana Social Brasileira a agricultura familiar recebe sete vezes menos investimento do que o agronegócio e é a responsável por produzir 75% dos alimentos dos brasileiros.
“Precisamos nos empenhar a fim de que a política seja realmente uma administração do bem público”, afirmou dom Remídio José Bohn, durante o encontro.
Fonte: Regional Sul 3 / CNBB