Cristãos, de diferentes denominações (católicos romanos, luteranos, anglicanos, presbiterianos, batistas e metodistas) se reuniram na cidade de São Leopoldo (RS), nos dias 26 a 28, para participar do Mutirão Ecumênico – 6º Sulão.
Convidados a pensar “Ecumenismo e Ecologia” a partir de suas práticas locais e ações globais, os participantes desafiados pelo tema “Unidos em Cristo na defesa da Criação”. “Buscamos respostas proféticas e ousadas, pois, sentimos que a criação espera com impaciência a manifestação dos filhos de Deus (Rm 8:19)”, afirmou o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, padre Elias Wolf.
O encontro contou com gente de vários lugares do Brasil e do mundo, como São Paulo (SP), Paraná (PR), Santa Catarina (SC), Rio de Janeiro (RJ), Pernambuco (PE), Uruguai, Argentina, Cuba, Colômbia e Moçambique. Ao todo foram 210 agentes ecumênicos.
“Tivemos momentos para celebrar e conviver, trocar experiências e aprofundar a compreensão do ecumenismo. Damo-nos conta de que somos muitos na caminhada ecumênica. Como agentes do ecumenismo nos animamos a continuar a caminhada, dentro e fora do espaço eclesial. Fortalecidos e confirmados pela Palavra de Deus nas celebrações, contando com as luzes e a força do Espírito Santo, deixamos nos questionar pelos problemas e situações que ameaçam a vida em todas as suas manifestações. Com esperança, como filhas e filhos de Deus, assumimos posturas e ações concretas em defesa da vida”, explicou o padre Elias.
Leia a carta final do encontro ecumênico realizado em São Leopoldo (RS).
