Para avaliar as ações evangelizadoras em favor da família, realizada em 2013, e sugerir atividades para 2014 a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPVF), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e a Pastoral familiar, realizou um Encontro Nacional de Formação, em Cuiabá (MT). O evento, ocorrido de 8 a 10 de novembro, contou com a presença dos casais coordenadores da Pastoral Familiar regional Oeste 2 da CNBB e assessores.
O bispo de Camaçari (BA) e presidente da CEPVF, dom João Carlos Petrini, presidiu a missa de abertura do encontro, “suplicando ao bom Deus, unidade e fecundidade nos trabalhos”. Também esteve presente o bispo de Sinop (MT), dom Gentil Delarazi. “Com a presença de dom Gentil, pudemos perceber a alegria em trabalhar com a família, e nos depoimentos juvenis, com dom Vital, fomos exortados a estarmos sempre unidos aos jovens”, disse o assessor da CEPVF, padre Wladimir Porreca.
Em preparação ao Sínodo da Família, casais e assessores iniciaram suas orações e participação nas respostas ao questionário enviado pelo papa Francisco. Dom Petrini, motivou todos os participantes e associações pró família presentes, a estudar e refletir sobre a Carta às famílias.
