Na manhã da sexta-feira, dia 22 de outubro, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou uma reunião online com os bispos responsáveis pela Animação Bíblico-Catequética nos regionais da CNBB. O objetivo foi o de apresentar a organização da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética; o projeto da Animação Bíblica da Pastoral em nível nacional para os anos de 2022 a 2023 e tratar sobre o ministério instituído do catequista, que foi apresentado aos bispos do Conselho Permanente da CNBB.
Ao iniciar a reunião, dom Waldemar Passini Dalbelo, bispo de Luziânia (GO) e membro da Comissão, fez uma oração, meditando a partir do texto bíblico de Lucas (7,1-10).
Em seguida, dom Armando Bucciol, bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e membro da Comissão, fez a apresentação do organograma que ilustra a atuação da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, destacando as duas frentes de trabalho – Bíblia e Catequese – e seus desdobramentos na reflexão e na prática.
Na sequência, dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão para a Animação Bíblico-catequética da CNBB, fez a apresentação do projeto para Animação Bíblica da Pastoral.
Dom Peruzzo falou da importância desta reunião e de como cada diocese tem sua particularidade, ressaltando que é preciso uma referência para a ação da Animação Bíblico Catequética no Brasil. “É um movimento urgente para que a Igreja compreenda, a partir de circunstâncias históricas, como cultivar a centralidade da Palavra nas nossas comunidades”, disse dom Peruzzo.
De acordo com o arcebispo, é o momento de “reinseri-la” no lugar de onde nunca deveria ter saído. “Vamos partilhar propostas para um projeto, pensando em desenvolver uma mentalidade para um caminho mais extenso que irá se fazer por muito tempo”, explicou aos participantes.
Na ocasião, dom Peruzzo apresentou também a Mariana Venâncio como nova assessora externa da Comissão, aprovada na última reunião do Conselho Permanente da CNBB.
Após a apresentação do projeto para Animação Bíblica da Pastoral em nível nacional, dom Peruzzo ouviu as apreciações dos bispos representantes da Animação Bíblico-Catequética nos regionais.
Foram feitas sugestões importantes pelos bispos referenciais mas, de maneira geral, o projeto foi acolhido com entusiasmo e boas expectativas. Os regionais já estão organizando suas equipes e projetando iniciativas em favor da Animação Bíblica de toda a pastoral.