FNS 2021: Projeto “Mulheres Empoderadas no Artesanato” capacita 36 mulheres em oficinas de pintura, biscuit e topiaria

O projeto “Mulheres Empoderadas no Artesanato” realizado de 25 de julho a 5 de novembro de 2021, pelo Instituto Bom Pastor, capacitou 36 mulheres da Zona Oeste de Natal (RN) em produção de pintura em tecidos, biscuit e topiaria. No decorrer do projeto, as mulheres também tiveram uma formação sobre peças natalinas com produtos recicláveis.

A iniciativa, segundo a coordenadora do projeto Solange Oliveira de Souza, abriu novos horizontes de geração de renda individual e comunitária para estas mulheres em situação de vulnerabilidade social, desemprego e violência. O projeto entregou um kit de material para cada uma delas para colaborar no desenvolvimento de suas habilidades artesanais e favorecer que elas continuassem a prática em suas residências.

Oficina de capacitação em pintura em tecido. Fotos: FNS 2021.

O projeto foi implementado em três fases. Na primeira, foram executadas as oficinas de pintura em tecido e produção de artesanatos natalinos a partir de material reciclável, perfazendo 26 horas de capacitação.

Na segunda fase as mulheres aprenderam, em 24 horas, a produção de artesanato usando o biscuit e deram ainda um reforço na criação de peças para o período do Natal. A terceira fase, com 24 horas de duração, foi dedicada à capacitação em topiaria com mais quatro horas de reforço em artesanato natalino.

De acordo com a coordenadora do projeto, Solange Oliveira de Souza, as oficinas colaboraram para a melhoria de qualidade de vida das mulheres envolvidas, oferecendo oportunidades também de empoderamento feminino.

Além da capacitação técnica, o projeto oportunizou a reflexão dos temas como promoção da dignidade humana, da ética e da cidadania contribuindo para multiplicação do conhecimento nas famílias das participantes.

Oficina capacita mulheres para produção de peças natalinas. Fotos: arquivo FNS 2021.

Fundo Nacional de Solidariedade 2021

O projeto é uma das 94 iniciativas apoiadas com recursos da Campanha da Fraternidade em 2021 que apoiou ações com focos específicos e seguiu um conjunto de regras, uma delas é o alinhamento a um dos três eixos de atuação, conforme estabelecido em edital próprio:  auxílio a situações de insegurança alimentar, insumos para cuidados sanitários ligados à pandemia e captação para a geração de renda.

Coleta da Solidariedade 2022

No Domingo de Ramos, dia 10 de abril, será realizada a Coleta da Solidariedade 2022 na qual os cristãos católicas estão convidados a fazer uma doação, como gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2022, para os projetos a serem apoiados pelo FNS. Veja, no vídeo abaixo, como doar:

 

Saiba mais:
Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) destinou mais de dois milhões de reais para projetos sociais em 2021 – CNBB

 

Tags: