Fórum Laudato Si’: laboratório de planejamento para a Campanha Laudato Si’ + COP30

Nesta quarta-feira, 6 de dezembro, entre 8h30 e 18h, na Casa Dom Luciano Mendes de Almeida, em Brasília (DF), o Grupo de Articulação da Campanha Laudato Si’ + COP 30 promove o Fórum Laudato Si’, com a proposta de finalizar o exercício de Planejamento Estratégico da Campanha para os anos de 2024 e 2025, como um caminho de preparação para a Igreja do Brasil em vista da COP 30.

A programação contará com um circuito de conferências e trabalhos de grupo que, somados a um processo de escutas realizado com mais de 100 organizações católicas entre setembro e novembro, resultará nas Diretrizes Gerais e na Agenda Colaborativa da Campanha para os anos vindouros.

A assessora da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da CNBB e secretária executiva da Repam-Brasi, irmã Maria Irene Lopes, assessora da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da CNBB e secretária executiva da Repam-Brasil, convoca à participação para o encontro:

 

O Grupo de Articulação vem atuando no processo de planejamento da Campanha mapeando parceiros, definindo objetivos e princípios que serão tornados diretrizes e propostas de ação no encontro desta semana. Com uma síntese das escutas realizadas os participantes protagonizarão a definição dos próximos passos da Campanha.

Esta iniciativa tem como objetivo geral aproveitar a oportunidade da realização da COP 30 no Brasil para fortalecer o grau de incidência da Igreja em vista da conversão ecológica e da transformação socioambiental do planeta, à luz da Doutrina Social da Igreja.

O evento acontece de forma híbrida com possibilidade de participação online, via zoom. Os temas estão pautados nas complexidades das mudanças climáticas e das Conferências das Partes (COPs), o papel da Igreja nessas Conferências e os principais desafios para a Igreja do Brasil até a COP 30, em 2025.

Inscreva-se (aqui).

Programação do Fórum

08h30 – Oração Inicial

09h00 – Acolhida da Presidência da CNBB

09h30 – Retomada da Campanha Laudato SI’

09h45 – Conferências do Clima (COP’s) e IPCC

10h30 – Intervalo

11h00 – A Igreja Católica por Justiça Climática

12h00 – Almoço

13h30 – Apresentação dos resultados do processo de escuta

14h00 -Trabalhos em grupos

15h00 – Intervalo

15h30 – Ressonâncias dos trabalhos em grupos

16h30 – Agenda 2024-2025

17h30 – Encerramento

A Laudato Si’

A Laudato Si’, Carta Encíclica escrita pelo Papa Francisco para abordar as questões da Criação e da nossa casa comum, foi publicada em 2015 e reflete a relação do ser humano com o todo, evidenciando a interligação intrínseca à Criação. A carta ainda busca apontar direções para a ação, a partir da união de todos e todas que habitam o planeta, fundamentada em uma visão integradora que une questões sociais e ambientais. A partir da Laudato Si’ e tomando-a em conexão com a Fratelli Tutti, Queria Amazônia e a mais recente Exortação Apostólica, Laudate Deum, o Papa Francisco tem feito um esforço de comprometer e posicionar a Igreja no complexo desafio das mudanças do clima e das desigualdades socioambientais.

 

Com informações da Repam Brasil 

Tags:

leia também