Nesta sexta-feira, 22, o Grupo de Reflexão do Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso (Gredire) se reuniu na sede da CNBB para avaliar as atividades ecumênicas realizadas pela Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da CNBB ao longo do ano de 2010.
Durante o encontro foi discutida a necessidade de fortalecer a formação e ação ecumênica dos responsáveis pelo ecumenismo nos regionais e dioceses do Brasil. Ainda na reunião foram planejadas as atividades do ecumenismo para 2011.
“Sentimos que o ecumenismo no Brasil avançou em algumas áreas de ação, mas há ainda há necessidade da Igreja assumir o ecumenismo como inerente ao seu ser e agir evangelizador”, disse o assessor da Comissão, padre Elias Wolff.
“É preciso que os bispos nos regionais e dioceses incentivem a formação de agentes de pastoral para o ecumenismo em algumas dioceses e regionais. Ainda é preciso que se criem comissões para o diálogo inter-religioso conforme orientações do magistério da Igreja Católica”, destacou o presidente da Comissão, dom José Alberto Moura.
O Gredire é formado pelo arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão para o Ecumenismo, dom José Alberto Moura; pelo bispo emérito de Oliveira (MG), dom Francesco Biasin; pelo bispo emérito de Lages (SC), dom Oneres Marchiori; pelo assessor padre Elias Wolff; por Therezinha Cruz (membro); padre Hugo Scheer (membro) e padre Gabriele Cipriani (membro).