GT de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas/Trabalho Escravo e Coordenações das Pastorais do Setor da Mobilidade Humana CNNB aprofundam o tema da CF 2014: Fraternidade e Tráfico Humano

O Grupo de Trabalho e o Setor da Mobilidade Humana estão reunidos em Brasília, na Casa de Retiros Assunção, Av. L-2 Norte – Quadra 611 – Módulo E – SGAN, com os objetivos  de aprofundar a temática da CF/2014; contribuir na  coleta de informações e subsídios em preparação a CF 2014; articular a realização de ações conjuntas (SMH e GT) no enfrentamento ao tráfico de pessoas e trabalho escravo e fortalecer a articulação entre as pastorais da Mobilidade Humana. Trinta e três pessoas participam do encontro. Dom José Luiz Ferreira Salles, bispo de Pesqueira, e dom Enemésio Angelo Lazzaris, bispo de Balsas, estão presentes.

A Campanha da Fraternidade 2014 abordará o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”, Gl 5,1. O GT e o SMH  contribuem com a CF 2014 a partir da experiência das pastorais que já estão comprometidas com a temática.

No dia de ontem, 11, os participantes compartilharam como estão os trabalhos em relacionados ao enfrentamento ao tráfico de pessoas e trabalho escravo. Willian Cesar Andrade e frei Xavier, ambos membros do GT, fizeram uma exposição  sobre as configurações do Tráfico de Pessoas e do Trabalho Escravo.

Na manha de hoje, 12, padre Alfredo Gonçalves, SC, expôs sobre a Iluminação Teológico/Pastoral da realidade do Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo. Pe Alfredo diz que a exposição é uma chave de leitura que poderá ajudar nos debates nesse processo de realização de uma CF que tratará do tema do Tráfico Humano.

Amanhã, 13, continua no mesmo local, o encontro da coordenação das Pastorais do Setor da Mobilidade Humana, para a partilha e encaminhamentos próprios do Setor. Fazem parte do SMH/CNBB: Apostolado do Mar, Pastoral Rodoviária, Pastoral dos Nômades, Pastoral do Turismo, Pastoral dos Refugiados, Núcleo dos Estudantes Internacionais, Pastorais das Migrações: Serviço Pastoral dos Migrantes, Pastoral Nipo-Brasileira e Missão Católica Polonesa, com a presença do bispo referencial do setor, dom José Luiz Ferreira Salles.

Tags: