I Jornada Estadual de Catequistas do Rio Grande do Sul

O Setor de Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul) realizou neste domingo, 24, a I Jornada Estadual de Catequistas, com o tema “Catequese, Caminho para o Discipulado” e lema “Nosso coração arde quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o pão”.

Segundo a assessora da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, irmã Zélia Maria Batista, o evento reuniu cerca de 10 mil catequistas, na caminhada pelas ruas de Santa Cruz do Sul (RS) e na celebração eucarística presidida pelo bispo responsável pela Catequese no Regional, dom Jacinto Flach. Participaram também mais 12 bispos de dioceses do Regional Sul 3, além de padres e religiosos.

Entre os objetivos do evento priorizou-se realizar um dia de animação, celebração e confraternização entre os catequistas do Regional Sul 3; celebrar o Ano Catequético Nacional e o Ano Paulino. Dar novo impulso à catequese como serviço eclesial e como caminho  para o discipulado; celebrar o centenário da instalação da Província Eclesiástica de Porto Alegre, da criação das dioceses de Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana e o jubileu da diocese de Santa Cruz do Sul.

“Durante a Jornada eu percebi o grande poder mobilizador da Igreja do Rio Grande do Sul e o compromisso dos catequistas. Eu senti a Igreja muito viva foi uma experiência de ressurreição que traz a marca de uma catequese inculturada e preocupada com a formação de seus catequistas”.

Irmã Zélia diz ter se lembrado da passagem bíblica dos discípulos de Emaús, ao participar do evento. “Foi um encontro que fez aquecer o coração, pois foi uma experiência a exemplo dos discípulos [peregrinos] de Emaús”.

Tags: