Dom Juarez Albino Destro
Bispo auxiliar de Porto Alegre (RS)
O Instituto de Pastoral Vocacional (IPV) está completando seu Jubileu de Pérola. São 30 anos de animação vocacional na Igreja do Brasil. Desde 1993 vem atuando nas áreas de pesquisa, formação e produção de conteúdos, visando incrementar a cultura vocacional na Igreja e no mundo.
A iniciativa em criar uma organização para estar auxiliando a questão vocacional na Igreja foi de Dom Joel Ivo Catapan, bispo auxiliar de São Paulo, falecido em 1999. Dom Joel, que coordenava a dimensão vocacional – seja em âmbito nacional como regional -, motivou as várias congregações e institutos de vida consagrada com carisma vocacional para a criação desse instituto. Foram cinco anos de etapa prévia, de 1989 a 1993, geralmente com duas reuniões anuais, totalizando nove encontros. Então, as congregações e os institutos resolveram fundar o instituto. E escolheram uma data bastante significativa dentro da missão do IPV: 15 de agosto. Após os atos oficiais de assinatura das atas de fundação, numa assembleia realizada no Centro Rogate do Brasil, em São Paulo (onde até hoje encontra-se a sede do IPV), realizou-se a Celebração Eucarística na Igreja de Santana, Região Episcopal onde Dom Joel atuava.
Um Simpósio Vocacional realizado em Miguel Pereira (RJ), de 11 a 13 de agosto de 2023, seguido da reunião anual eletiva dos membros do IPV, no dia 14, mesmo local, marcaram o Jubileu de Pérola. E no dia 15, uma Celebração Eucarística no Santuário de Nossa Senhora Aparecida e uma live pelas Redes Sociais completaram as festividades e a ação de graças.
O IPV, atualmente, na área da formação, mantém as Escolas Vocacionais, algumas das quais realizadas em dioceses e regionais, um curso de especialização em pastoral vocacional, à distância (EAD), além de prestar assessorias. Na área da pesquisa, vem realizando, ao menos, um simpósio anual, bem como reuniões periódicas com um grupo de especialistas nas áreas da vocação e juventude. No setor de produção e comunicação, segue articulando e animando a elaboração de conteúdos, e sua transmissão nas várias mídias.
A Igreja do Brasil celebra seu 3° Ano Vocacional. Uma graça, que nos provoca a escutar mais atentamente a Palavra, de Deus, revelada por Jesus, que nos leva a compreender o seu plano de amor e vida, de comunhão. Escutando e compreendendo a Palavra de Deus, nossos corações poderão sentir um ardor diferente, uma inquietação, responsável por um impulso a caminhar em missão, ajudando na construção de um mundo com mais vida.
O IPV nasceu em 1993, mas começou a ser pensado, atrevo-me a dizer, uns 10 anos antes. Temos registros das primeiras reuniões a partir de 1989. Mas, sabemos, antes de uma reunião acontecer, as articulações devem ser feitas e as ideias amadurecidas… E a inspiração? Creio não ser absurdo afirmar que Dom Joel Ivo Catapan – o inspirador, articulador e apoiador – foi provocado no clima vocacional dos anos 1980 a 1985. Em 1983, no 1° Ano Vocacional do Brasil, Dom Joel começava a experiência das Escolas Vocacionais.
O IPV nasce, cresce e chega ao seu Jubileu de Pérola. Nossos parabéns, nossas bençãos e o desejo de que continue firme na missão de animar as vocações, com seus importantes departamentos de pesquisa, formação e comunicação, com seu profetismo e o testemunho de sinodalidade (ou intercongregacionalidade).
Parabéns, também, à Igreja do Brasil, que celebra seu mês vocacional desde 1981, e que está celebrando seu 3° Ano Vocacional. Parabéns a todos nós, que, alimentados pela Palavra de Deus, impulsionados por Maria, discípula missionária de Jesus, sentimos nossos corações inquietos, abrimos os olhos e renovamos nossa disposição em caminhar, sendo operários e operárias na messe.