DE FORMAÇÃO PERMANENTE
“Escolhidos entre os homens e constituídos em favor da humanidade” (cf. Hb 5, 1).
Pelo sacramento da ordem, vocês presbíteros, são configurados, de modo especial, a Jesus Cristo Pastor. São chamados a serem homens da misericórdia e da compaixão, próximos ao povo e servidores de todos, particularmente dos que sofrem grandes necessidades. Assim vocês se tornam mestres da Palavra, ministros dos Sacramentos e guias da Comunidade, tendo em vocês mesmos um novo gênero de vida, que os une a Cristo com um vínculo original, inefável e irreversível e os habilita a agir “in persona Christi” (Cf. PDV, 15).
Diletos presbíteros, “a vocação ao discipulado missionário é con-vocação à comunhão na Igreja” (DAp, 156). Por isso, vocês são protagonistas na “na formação de leigos missionários. Só através da multiplicação deles poderemos chegar às exigências missionárias do momento atual” (DAp, 174). Neste sentido, a formação permanente deve capacitá-los para responderem aos novos desafios pastorais, preocupando-se com a formação dos presbíteros para os grandes centros urbanos, periferias, grupos de espiritualidades, meios de comunicação social, novos areópagos e centros de decisões.
Unimo-nos a cada um de vocês, neste momento de formação. Que Nossa Senhora os ajude em sua missão de acolher o chamamento do Senhor em cada momento.
Arcebispo de Aparecida Arcebispo de São Luis
Presidente da CNBB Vice Presidente da CNBB
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB
