A Ação Católica Italiana está reunida, dos dias 6 e 7, em Roma, Itália, para a sua 14ª Assembleia Nacional. E para os participantes, que trabalham o tema “viver a fé, amar a vida”, o papa Bento XVI enviou uma mensagem.
Bento XVI ressaltou a grande importância da presença dos membros da Ação Católica nas paróquias, nas famílias, nos bairros e nos ambientes sociais. “No seu projeto de formação humana, vocês desejam ser amigos fieis de Cristo. Quando acolho seus jovens no período de Natal admiro-me sempre com a genuinidade com a qual comunicam a alegria do Senhor”, disse Bento VXI.
Na mensagem, o Santo Padre ressaltou que, para eles, “santidade significa dedicação a serviço do bem comum segundo os princípios cristãos, oferecendo à cidade presença qualificada, gratuita, rigorosa no comportamento e fiel ao magistério eclesial, orientada ao bem comum”. Bento XVI então relacionou esse aspecto à necessidade de um empenho cultural e político, baseado no Evangelho e capaz de trazer argumentos e propostas válidas para quem é leigo. “Hoje a vida pública do país necessita de uma resposta generosa da parte dos fiéis, para que coloquem à disposição de todos as próprias capacidades, forças espirituais, intelectuais e morais”, sublinhou.
O papa concluiu o texto fortalecendo o papel dos jovens da ação católica de que os “leigos cristãos são chamados a oferecer com entusiasmo a beleza e a razão da fé”.
