“Toda vez que a Palavra é proclamada, ela sempre é proclamada por Cristo. É Ele que fala ao ser lida na igreja a Sagrada Escritura. Ele continua a anunciar o Evangelho”. A reflexão é do assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Leonardo Pinheiro, em videoconferência de formação para os missionários do 2º Sínodo Arquidiocesano da arquidiocese de Juiz de Fora (MG), no último sábado, 24 de outubro.
Padre Leonardo abordou o tema “A mistagogia da Liturgia da Palavra”, destacando a importância da Liturgia da Palavra nas celebrações e apontando os três elementos que constituem esta parte da celebração católica: a comunidade reunida em assembleia; o livro das Escrituras canônicas; e o leitor que proclama a leitura.
Padre Leonardo destacou a importância do cuidado com as Sagradas Escrituras nos templos religiosos e a postura dos leitores que proclamam a Palavra durante as Missa: “Que a nossa proclamação, o nosso cuidado em proclamar, sobretudo hoje, com os cuidados e exigências que temos, seja de fato um modo de a gente levar a Palavra para que se realize na vida, nos ouvidos, no coração daqueles que a acolhem, e sobretudo daqueles que buscam ter os olhos fixos n’Ele”.
A formação, disponível no vídeo abaixo, na íntegra, é um bom material para ser refletido nas equipes de liturgia e no grupo de leitores, segundo padre Leonardo. Confira: