Biblioteca Vaticana será reinaugurada e aberta ao público no próximo dia 20. As suas dependências estão em reforma desde 2007. Em 27 de junho daquele ano, Bento VXI visitou as obras. Na ocasião, o Santo Padre declarou que “o espírito de universalidade, típico de cada autêntico saber, é o que faz da Biblioteca Vaticana uma acolhedora casa de ciência, cultura e humanismo, a qual abre suas portas a estudiosos provenientes de todas as partes do mundo, sem distinção de religião e cultura”.
Agora a Biblioteca abre suas portas novamente com grandes inovações, principalmente tecnológicas. Todas as operações passam a ser automatizadas, através de uma carteirinha munida de microchip que identifica o usuário desde o momento da sua inscrição.
Muitos serviços serão fornecidos online e todas as dependências disponibilizarão aos usuários uma rede de acesso à internet sem fio.
De acordo com o prefeito da Biblioteca Apostólica Vaticana, dom Cesare Pasini, “a biblioteca estará disponível e aberta, com seus livros e todos os serviços demandados, a todos que quiserem aprofundar seus conhecimentos, estudar e pesquisar”.
