Morre dom Diogo Reesink, bispo emérito de Teófilo Otoni (MG)

Morreu na madrugada desta quinta-feira (30), no Convento Santo Antônio, em Divinópolis (MG), o bispo emérito de Teófilo Otoni (MG), dom Diogo Reesink. O bispo tinha 83 anos e estava doente.

O corpo será velado no Santuário Santo Antônio, em Divinópolis, onde haverá Missa, às 10h30 e às 15h. Em seguida, será trasladado para a igreja Santa Isabel, Colônia Santa Isabel, Betim, também em Minas, onde prosseguirá o velório.

A Missa Exequial, será celebrada nesta sexta-feira (31), às 8h, na igreja Santa Isabel. O sepultamento será no cemitério provincial dos frades, conforme seu desejo, em Ribeirão das Neves (MG).

Foto: divulgação

Trajetória

Dom Diogo nasceu em Heerlerheide, Holanda, no dia 28/7/1934. Ingressou na Ordem dos Frades Menores, em 1/2/1956. Foi Ministro Provincial da Província Santa Cruz, no período de 1970 a 1979. Em 1989, foi nomeado bispo da Diocese de Almenara pelo Papa João Paulo II. Em 1998, foi nomeado bispo da Diocese de Teófilo Otoni pela qual foi responsável até 2009, quando se tornou emérito. Seu lema episcopal:  “O pouco com Deus é muito”.

 

A presidência da CNN enviou nota de condolências ao bispo de Teófilo Otoni (MG), dom Messias dos Reis Silveira.

 

Nota de Condolências da CNBB pelo falecimento de Diogo Reesink

Brasília, 30 de maio de 2019

Prezado irmão, dom Messias dos Reis Silveira, bispo de Teófilo Otoni (MG)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta seu pesar pelo falecimento de dom Diogo Reesink, bispo emérito de Teófilo Otoni (MG), na madrugada desta quinta-feira, 30 de maio. Ao senhor, aos familiares e a todo o povo de Deus desta Igreja Particular, queremos nos unir em oração e em solidariedade, fazendo memória deste nosso irmão.

Dom Diogo se destacou pelo trabalho missionário e de solidariedade com os pobres, em especial, quando cuidou dos hansenianos de Santa Isabel, em Betim (MG). Com o povo de Teófilo Otoni, louvamos a Deus por tantos frutos de sua atuação no decorrer dos 12 anos de pastoreio na diocese.

Enviamos o nosso abraço a todos e as nossas orações pelo descanso eterno de dom Diogo Reesink

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Tags:

leia também