Os municípios de São João da Varjota e Santa Rosa (PI), pertencentes à diocese de Oeiras (PI), celebraram, nos dias 2 e 3 de fevereiro, a conclusão das obras de construção de cisternas para a população local. O bispo diocesano, dom Juarez Sousa Silva, presidiu as missas em Ação de Graças e abençoou os reservatórios.
Famílias de São João da Varjota, de Santa Rosa do Piauí e dos municípios de São José do Peixe e Cajazeiras do Piauí foram beneficiadas pelos programas “Uma Terra e Duas Águas” (P1+2) e “Um Milhão de Cisternas” (P1MC), iniciativas da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), uma rede formada por mil organizações da sociedade civil que atuam na gestão e no desenvolvimento de políticas de convivência com a região semiárida no Brasil.
A construção de cisternas foi executada pelo Centro de Educação São Francisco de Assis (Cefas), com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Até o momento, o projeto disponibilizou nos quatro municípios 100 cisternas-calçadão, que possuem capacidade individual de 52 mil litros de água; 50 cisternas-enxurrada, com a mesma capacidade; e 31 barreiros-trincheiras, com capacidade para armazenar 500 mil litros cada. Essas estruturas, juntas, podem guardar cerca de 23 milhões de litros de água.
O Cefas informou que as famílias contempladas foram capacitadas para a gestão da água e capacitadas com técnicas de produção. Como resultado, elas estão produzindo hortaliças e gerando renda familiar.
Com informações do regional Nordeste 4