Muticom: Professor da UFBA fala sobre Mídia Contemporânia

O professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Wilson Gomes, fez a última conferência deste primeiro dia do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), no Ginásio da PUC-Rio. Ele desenvolveu o tema “Reflexões sobre a mídia contemporânea”. Simultaneamente, em outro local no Campus da PUC, houve apresentação do cantor Jorge Vercillo, como parte da programação do Muticom.

Segundo Gomes, há mudanças fundamentais na relação sociedade e massa. Para ele os meios de comunicação se tornaram “mediações de visibilidade e imagem”. “Existir e ser publicado se tornaram a mesma coisa na sociedade de massa”, observou. De acordo com o professor não se trata apenas de visibilidade, mas também de imagem pública.

“Imagem é o que se pensa de alguém, de um partido, de uma instituição religiosa. Os meios hoje são condicionantes da visibilidade. Eles não só controlam o que é visível, mas também o modo desta visibilidade”, afirmou.

O professor destacou a dificuldade que a Igreja tem para fazer comunicação de massa pelos meios contemporâneos. “A Igreja funciona bem com os meios alternativos, mas, de modo geral, não compreende a comunicação de massa”, disse Gomes.

Outra questão salientada pelo conferencista foi em relação à imagem da Igreja na mídia. “A valência dos conteúdos sobre Igreja Católica [na mídia] nos últimos cinco anos é muito ruim. Não encontraremos menos de 2/3 de referência negativa”, destacou Gomes citando, por exemplo, fatos relacionados a pedofilia, decisão do STF sobre união de pessoas de mesmo sexo e eleições, que projetaram esta imagem negativa da Igreja na mídia.

O Mutirão retoma suas atividades nesta terça-feira, 19, com dois paineis pela manhã,que acontecem simultaneamente. Á tarde começam as oficinas, grupos de trabalhos e oficinas visitas. Os grupos para cada uma destas atividades foram formados de acordo com a opção feita pelos participantes do Muticom no ato da inscrição.

Tags: