Dom João Bosco Óliver de Faria
Arcebispo Emérito de Diamantina
Dia 18 de outubro, dia de São Lucas, Evangelista que, segundo a tradição, era médico, é o Dia do Médico.
Quase todos nós nascemos nas mãos d e um médico, que com um tapinha amoroso, nos despertou para a vida que hoje saboreamos.
Médico é uma pessoa que vive em função dos outros e não para si mesmo.
Era final do campeonato mineiro, partida entre Cruzeiro e Atlético, Mineirão lotado! Os jogadores ainda não haviam entrado em campo, quando os alto-falantes do Estádio anunciaram: “Atenção! Atenção! Dr. Fulano de Tal, o senhor está sendo chamado, com urgência, ao Hospital …”! Ele, como bom médico, renunciou a um lazer para o qual havia, com antecedência, programado o seu dia!
Testemunhei o fato que demonstrou uma das virtudes silenciosas da vida de um médico: ele não se pertence, sua vida é de uma doação total e continua ao bem e á saúde dos outros.
Hoje é um dia de gratidão aos médicos, àquele que nos viu nascer e àqueles que com sua inteligência, dedicação e sacrifício velam pela nossa saúde e qualidade de vida.
Senhores médicos, como Presidente da Pró Saúde, em nome de todos os nossos pacientes e colaboradores, eu os louvo e saúdo neste dia tão especial. Somos profundamente gratos aos senhores.
Que Deus, pela intercessão de São Lucas, os abençoe junto à suas famílias, lhes prolongue a vida e lhes multiplique as alegrias no exercício de tão nobre vocação!
Parabéns!