No próximo dia 23 de novembro, na Festa de Cristo Rei, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) exibirá a Cerimônia dos Prêmios de Comunicação da CNBB e tornará conhecidos os 19 vencedores de cada categoria desta 55ª edição e o homenageado com o Prêmio de Menção Honrosa Irmã Dorothy Stang.
A Cerimônia, organizada pela coordenação geral dos Prêmios e pela Assessoria de Comunicação da CNBB, foi gravada no último dia 18 de outubro, no Teatro Tuca Arena, da PUC de São Paulo, em São Paulo, e será exibida no canal de Youtube da Conferência, às 20h, e em todas as televisões de inspiração católica do país. Confira, na arte abaixo, os horários de exibição em cada canal católico.

Sobre os Prêmios
Os Prêmios de Comunicação foram criados pela CNBB com o objetivo de oferecer um reconhecimento público da Igreja Católica Apostólica Romana ao trabalho meritório de profissionais da comunicação social nos diversos meios que apresentaram suas obras e se distinguiram pelo serviço à dignidade humana e aos valores do Evangelho.
Eles também têm por objetivo estimular, fomentar e reconhecer as boas iniciativas de trabalho jornalístico e cultural provenientes de todo o país nas áreas do Cinema, Rádio, Televisão, Imprensa e Internet, bem como do campo da pesquisa acadêmica em comunicação e iniciativas da Pastoral da Comunicação.
55ª edição recebeu 478 inscrições
A 55ª edição recebeu 478 inscrições de produções realizadas nos últimos três anos em rádio, TV, cinema, imprensa e plataformas digitais. Participaram veículos de comunicação de todo o país, especialmente da mídia católica. Para se chegar ao resultado final, os trabalhos foram primeiro avaliados por um Júri Técnico, composto por 8 universidades católicas do país, e um Júri Pastoral indicados pela Comissão de Comunicação da CNBB de 8 bispos referenciais.
Na Festa de Cristo Rei serão conhecidos os vencedores de cada prêmio e de cada subcategoria, conforme apresentado abaixo:
• Margarida de Prata: Cinema – longa e curta-metragem
• Microfone de Prata: Rádio – jornalismo, religioso e entretenimento
• Dom Helder Câmara: Imprensa – jornal, revista e sites
• Clara de Assis: Televisão – reportagem, entretenimento e documentário
• Dom Luciano Mendes de Almeida: Internet – redes sociais, sites, hot sites e portais e aplicativos
• Kerigma: Pastoral da Comunicação – iniciativas da Pascom
• Papa Francisco: Teses e dissertações acadêmicas
• São Carlo Acutis: Peças gráficas, identidade visual, logomarcas, campanhas e vídeos publicitários
Além dos 19 premiados, em cada edição, a CNBB outorga o Prêmio de Menção Honrosa Irmã Dorothy Stang a pessoas ou trabalhos do mundo da comunicação que se destacaram na promoção de valores cristãos, do Evangelho e da dignidade humana.
Acompanhe:
No canal de Youtube da CNBB, às 20h – @cnbbnacional
Por Willian Bonfim com fotos de Luciney Martins, jornal O S. Paulo.
