Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)
Estamos no mês de outubro e nele somos convidados a participar da Novena em preparação à festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. A Novena e Festa da Padroeira do Brasil 2021 foi preparada para ajudar os devotos de Nossa Senhora Aparecida a participarem com fé e muita devoção. Neste ano, o tema da novena “Com Maria, somos Povo de Deus, unido pela aliança” convida-nos a refletir sobre a Aliança de Deus com seu Povo, desde os grandes patriarcas até chegar a Jesus, que é plenitude do projeto de Deus.
Maria e o seu filho Jesus nos ensinam a obedecer, nos ensinam a sermos fiéis à vontade do Pai que está no céu. Quando somos obedientes a Ele, Deus ocupa em nós o primeiro lugar e podemos, assim como Maria, nos alegrar, pois o Senhor nos auxilia em seu amor e realiza em nós maravilhas!
Sejamos obedientes à vontade do Pai e irradiemos a luz de Cristo ao mundo, como Nossa Senhora Aparecida que disse nas Bodas de Caná da Galileia: “Fazei tudo o que Ele vos disser!” Devemos ser leigos e leigas comprometidos com Maria e Jesus, pois os dois nos ajudam neste propósito de tornar o jardim do mundo, um pedaço do céu.
Jesus é o nosso libertador. Maria, mulher livre, forte e discípula de seu Filho, nos ensina e nos envolve na busca da verdadeira liberdade, concedida por Jesus. A liberdade em Cristo nos firma na busca da união e na certeza da paz.
Que Maria, com suas mãos postas em prece, junto ao seu Filho Redentor, nos liberte de todo tipo de escravidão existente no mundo, nos liberte de todo o mal e nos ajude a restaurar a dignidade humana.
Maria discípula e missionária do Pai, dispôs a servir a Deus em primeiro lugar, perseverou com os apóstolos e na força do Espírito Santo, colaborou com a ação missionária da Igreja.
Maria é servidora do Reino, pois reza, ajuda, intercede nas necessidades daqueles que a invocam nas horas difíceis. Com Maria e Jesus, também nós devemos ser servidores do Reino, socorrendo os irmãos, rogando pelos que sofrem, sendo sal da terra e luz do mundo.
Maria, quando disse sim a Deus na presença do Anjo, abriu o diálogo entre o céu e a terra. Lembramos aqui o diálogo de Maria com sua prima Isabel, o diálogo de Maria com Jesus nas Bodas de Caná. O diálogo acolhedor promove o amor.
Como Maria, na graça de seu Filho Jesus e na força do Espírito Divino, aprendamos a dialogar, para sanar os conflitos presente na família, na Igreja, na sociedade e entre as nações. Pois com o Evangelho do amor, com diálogo e respeito, viveremos como irmãos e surgirá um mundo novo.
Como discípulos e missionários, somos chamados para contribuir na edificação da comunidade e da Igreja que é o corpo de Cristo. É com Maria que iremos aprender a amar e servir a Igreja de Jesus.
Maria, a leiga por excelência, santa e escolhida do Pai, nos desperta e nos ajuda a ser Igreja samaritana, servidora dos humildes, viva e restauradora, capaz de transformar a realidade que nos cerca. Restaurai ó Jesus, ó Mãe Aparecida, em nosso coração o sentido de pertença à Igreja e nos dê coragem e ousadia no serviço e testemunho aos irmãos.
Muitos são os meios para podermos acompanhar a Novena. Diretamente do Santuário Nacional, nos horários costumeiros à noite pela TV Aparecida e demais canais católicos, ou pelas mídias sociais do Santuário Nacional. As comunidades paroquiais, de maneira geral, também oferecem a possibilidade de celebrar a Novena da Padroeira do Brasil. Vamos participar com fé, com confiança e devoção desse momento importante. Que essa caminhada rumo à celebração da festa possa nos marcar na perseverança, na esperança e na certeza da intercessão de Maria em nossa vida. Nossa Senhora da Conceição Aparecida interceda junto a Deus por cada um de nós!