Mais de mil e duzentas pessoas participaram da celebração de posse de dom Adelar Baruffi, marcando a história da diocese de Cruz Alta (RS) com festa, oração e alegria. A posse aconteceu na catedral Divino Espírito Santo, no último domingo, 15.
O mais jovem bispo do Brasil foi recepcionado por fieis das 32 paróquias pertencentes à diocese de Cruz Alta, além de familiares e amigos vindos de Bento Gonçalves (RS), e bispos e padres de várias outras dioceses gaúchas.
Dom Adelar foi empossado, oficialmente, pelo arcebispo de Santa Maria (RS), dom Hélio Adelar Rubert. A partir de então, assumiu a missão de conduzir a Igreja, em suas 32 paróquias, localizadas nos 33 municípios que formam a diocese de Cruz Alta.
Em sua homilia, o novo bispo declarou: “Nosso querido papa Francisco confiou-me o pastoreio desta diocese. Apresento-me a vocês como ‘Servo de Jesus Cristo’. Este é meu lema de ordenação, pois compreendo que a melhor resposta ao amor de Jesus Cristo é servi-lo. Porque ser servo de Jesus Cristo é anunciar sua Palavra, o Evangelho da Vida; congregar o povo de Deus na celebração dos sacramentos, especialmente da Eucaristia; rezar com e pelo rebanho; testemunhar e promover a caridade em todos os âmbitos da vida humana pessoal, comunitária e social”.
Momento histórico para a diocese
A celebração de posse de dom Adelar contou com a presença de todos os bispos que fazem parte da história da diocese de Cruz Alta. Dom Adelar Baruffi é o 4º bispo da diocese de Cruz Alta e estiveram ao seu lado dom Paulo Moreto, 1º bispo da diocese e atualmente bispo emérito de Caxias do Sul (RS); dom Jacó Hilgert, 2º bispo e atualmente bispo Emérito; dom Pedro Ercílio Simon, bispo coadjutor da diocese de Cruz Alta e atualmente bispo emérito da arquidiocese de Passo Fundo (RS); dom Frederico Heimler, 3º bispo e atualmente bispo emérito, residindo no Mato Grosso (MT).